Sobre formas de pagamento de aulas particulares de inglês

Boa noite,

Dou aulas particulares e as minhas aulas são pré-pagas. Caso o aluno cancelar uma aula com 24 horas de antecedência, tem direito a repor a mesma. As vezes quando não tem como repor, fica como crédito a ser abatido do pagamento do mês seguinte.

No entanto, estou ministrando aulas a um grupo de 4 pessoas que trabalham numa empresa e descobri que essa politica não funciona muito bem. São todos colegas e pagam do próprio bolso, mas sempre tem alguem (ou mais do que uma pessoa) que cancela a aula por motivos diversos (normalmente quando está/estão viajando a negócios), o que faz que a aula aula seja suspensa para o grupo todo. O problema é que estou frequentemente cancelando aulas (para o grupo todo) e gostaria de saber como voces lidam com esta situação...

Eu gosto de trabalhar com este grupo, mas sinto que não estão fazendo muito progresso e também me está prejudicando financeiramente, porque nem sempre é posivel repor as aulas perdidas!

Grato por quaisquer dicas que possam ter!

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Ricardo F. Bernardi 6810 14 122
MR. BLOCK
Tudo bem?

Imagino que não, né?
Esses alunos, vou te contar! Hein... Brincadeira :)

Pelo menos em três instituições nas quais eu trabalhei, cada qual com metologias diferenciadas, constatei métodos mais flexíveis de trabalho, os quais gostaria de compartilhar contigo. As formas de pagamento que geralmente trabalho estão contidas num contrato de 6 meses que faço com os meus alunos. Por se tratar de alunos de uma empresa específico, procuro ser o mais flexível possível; repito, "possível", rsrs, isso quer dizer que no contrato, eu já deixo claro o que é para ser feito ou não, e não dou muita brecha para o aluno faltar. Em outras palavras, aquele horário é tão sagrado para ele estudar quanto para você ganhar por seu trabalho. É claro que para um executivo, isso não quer dizer nada, mas existem formas de organizar a turma, mesmo ela sendo pequena, de modo que não haja conflitos.

Se você não estiver trabalhando para uma plataforma em específico, então sugiro que cancele o sistema de cancelamento de 24h de antecedência. Esse pode ser o X da questão...

MÉTODO I:
Em um deles, o sistema de trabalho é flexível, permite que façamos cobranças somente no caso dos alunos comparecerem no curso ou assistirem aula por videoconferência. Quando acontece dos alunos avisarem de última hora que não virão, já estipulamos no contrato, que o curso somente não será cobrado quando o aluno avisar sobre a falta com antecedência de 1 mês. Também salientamos que a reposição somente é feita nos casos de ausência do professor ou do aluno, desde que o mesmo traga atestado médico. O horário de estudo neste caso deve ser fixo e todos tem que concordar com o dia e o horário.

MÉTODO II:
O outro método implica em uma disposição do professor para o aluno em tempo integral em dias específicos. Neste caso quando formamos grupos pequenos, estipulamos dois dias para eles virem durante a semana. Se o grupo mostrar-se interessado em vir às segundas e quartas, por exemplo, deixávamos o horário por conta deles; o professor é quem tem de estar completamente disponível, mas é claro que devido a isso, o preço é acima dos R$ 250,00 e pode chegar até R$ 420,00. Nessas ocasiões, o(s) aluno(s) só pode(m) solicitar o serviço em um horário específico. Para evitar confusão, separamos esses horários em três turnos: das 06:00 às 11:00; das 13:00 às 17:00 e das 19:00 às 22:00. Antes também tínhamos o quarto turno, às madrugadas, das 00:00 às 05:00. Nesses horários, os alunos podiam solicitar correções de exercícios ou esclarecimento de dúvidas. Pedíamos aos alunos que sempre lessem o fórum para evitar perguntas repetidas e caso não o fizessem, apenas enviávamos o link de algum vídeo ou site pertinente para evitar delongas.

MÉTODO III:
Investir em materiais autodidatas. Quando havia alunos mais avançados do que outros, conversávamos com estes para ingressar nas turmas mais avançadas ou fazer aulas de forma mais personalizada. Quando estes alegavam falta de horário, simplesmente deixávamos uma atividade preparada para esses alunos irem fazendo durante a aula e os liberávamos mais cedo, embora os mesmos pudessem ficar até o término da aula. Enquanto os professores dedicam atenção aos alunos mais atrasados, os mais avançados faziam a atividade e iam embora. Os professores pediam aos alunos mais avançados que postassem a dúvida num fórum especializado para serem respondidas pelo mesmo mais tarde.

MÉTODO IV:
Atualmente ministro aulas para um grupo de 7 funcionários em uma empresa. O superior deles, é o meu aluno mais excêntrico e divertido, porém é o mais desorganizado. Para evitar um atrito por conta de atraso de conteúdo, eu já estabeleci que não há reposições. A cada 2 aulas onde há a falta de um dos integrantes, eu ministro um assunto diferente do livro, assim os demais podem avançar sem problemas. Quando eu retomo o livro, eles já sabem que é hora da correção. Para o aluno que faltou, sempre envio um prospecto do que foi abordado na aula e peço para ele consultar por conta própria e me procurar no sábado ou acessar algum site especializado para sanar as dúvidas.

Att. Ricardo.
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Oi Ricardo

Obrigado pela sua excelente resposta!

Era só para te dizer que fiz um acordo com a minha turma e concordamos com o seguinte:

1) As aulas continuam se alguem faltar (mesmo se so estiver uma pessoa presente). Quem faltar terá acesso ao material dado e estarei disponivel para quaisquer duvidas, por Whatsapp.

2) Caso o GRUPO quiser cancelar alguma aula (porque todos irão estar em viagem, congresso , etc ) terão de fazer isso com, no minimo, 24 horas de antecedência.

All's well that ends well!

Grato
Avatar do usuário Ricardo F. Bernardi 6810 14 122
MR. BLOKE,

Fico contente que todos tenham chegado a um acordo.
Caso precisar de mais sugestões, conte sempre com nossa equipe do EnglishExperts.

Desejo a você e a todos os seus alunos boas aulas e risadas e muito sucesso.

Att. Ricardo.