Sobre Present Perfect: Como interpretar na prática

Hi Guys,

Eu quero entender como vou saber quando uma frase escrita ou uma pessoa estiver falando uma frase no Present perfect essa frase ou essa pessoa está se referindo ao presente que ela continua fazendo aquilo ou no passado que fez aquilo algum dia. Como por exemplo, vi as seguintes frases: I've studied English. Traduzida desse jeito: Eu estudei inglês.

E outra frase assim: I've studied English for six years. Tradução: Eu estudo inglês há seis anos.

Eu quero entender porque a tradução é essa e não ao contrário. E também para saber como posso dizer se que a pessoa acha que estou falando do passado e na verdade estou falando de uma coisa que ainda estou fazendo.

Thanks in advance.

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
Olá,

Nesta questão do Present Perfect procurei algumas maneiras para entendê-lo e cheguei ao seguinte:
Uma dica: (procure traduzir o present perfect como ele realmente é ao pé da letra e não como passado simples) vou explicar;

Ex: " I've studied English = Eu estudei inglês."
em vez de traduzir assim, procure fazer dessa forma:
" I've studied English" = Eu tenho estudado inglês.

Essa foi uma dica para saber diferenciar tempo passado "simple" do "perfect".
Por que essa dica?
No português nós usamos esse "estudei" mais para o passado simples algo que já acabou no passado, então ele pode acabar te confundindo na hora de dialogar com uma outra pessoa a qual usa o perfect.

Agora a segunda... Por que a tradução e essa e não ao contrário... Se você aplicar a dica vai ficar mais facil de vizualizar...
I've studied English for six years= (Eu tenho estudado inglês há seis anos.)

Pode parecer meio estranho no começo esse dialeto, mas foi uma maneira fácil que usei até me acostumar mais com essa gramática.

Segue um artigo útil: Present Perfect: O Guia Definitivo

Espero ter ajudado!