Something e Anything: Qual utilizar

Please, what's the correct form: "Excuse me, can I ask you something?" or "Excuse me, can I ask you anything?"
"Do you have anything to declare?" or "Do you have something to declare?"

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
SOMETHING pode ser usado de 2 maneiras diferentes:

1. Sentenças afirmativas (sentido de alguma coisa/algo):
I need SOMETHING from the market, but I can't remember what it is. = Preciso de ALGO do mercado, mas não consigo lembrar o quê.

2. Perguntas (sentido de oferecendo "algo"):
Would you like SOMETHING from the pharmacy? = Quer/gostaria de ALGO da farmácia?
Would you like SOMETHING to eat? = Quer/gostaria de ALGO para comer?
_
ANYTHING pode ser usado de 3 maneiras diferentes:

1. Afirmativas (sentido de "qualquer coisa"):
If you believe in God, ANYTHING is possible. = Se você acreditar em Deus, QUALQUER COISA coisa é possível.
You can get ANYTHING you want. = Você pode pegar QUALQUER COISA que quiser.

2. Perguntas em geral (sentido de "alguma coisa/algo"):
ANYTHING else? = ALGO mais (garçom perguntando)?
Is there ANYTHING I can do? = Há ALGO que eu possa fazer?

3. Negativas (sentido de "coisa alguma/nada"):
No, you can't do ANYTHING. = Não, você não pode fazer NADA.

That's it.
Take care.

Március Veloso.
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
1 1 19
Oi Andressa,

Sometimes you can use them interchangeably but "something" is more specific whilst "anything" is vague and can mean any sort of things.

"Excuse me, can I ask you something?", como "posso te perguntar uma coisa".
"Excuse me, can I ask you anything?", como "posso te perguntar qualquer coisa".

"Something" também é geralmente utilizado em frases afirmativas ao invés de frases interrogativas ou negativas.
I don't think you'd say "Do you have something to declare?" (unless you want to know/questioning someone about something in specific) but "Do you have anything to declare?" is more common, really.

I hope this helps!
Hello guys,

Alguém com alguma explicação mais detalhada de como usar SOMETHING or ANYTHING em perguntas? Me parece que ambos podem ser usado, mas ainda não entendi em qual situação podem ser usados.

Thanks a lot .
Olá cayo.canette,

As respostas do Marcius Veloso e da Gabi estão bem completas e abrangem todas as utilizações, mas como você ainda está com dúvidas, permita-me utilizar o livro Gramática da Língua Inglesa - O Inglês Descomplicado, de Nelson Torres, para dar mais explicações e exemplos.

SOME e ANY
São classificados como "Indefinite Pronouns and Adjectives" e se referem à pessoa, coisa ou lugar indefinidos.

SOME e seus compostos (someone, somebody, something, somewhere, somehow) são usados em frases afirmativas. Normalmente, tem o sentido de algum.

Ex:
- I need some eggs to make a cake.
(Preciso de alguns ovos para fazer um bolo.)


- I gave him something to eat.
(Eu dei alguma coisa para ele comer.)


ANY e seus compostos (anybody, anyone, anything, anywhere, anyway) são usados em frases negativas e interrogativas e em frases afirmativas com sentido de qualquer um.

Ex:
- Take any toy you want.
(Leve qualquer brinquedo que você quiser.)

- You may borrow anything you need!
(Você pode pegar emprestado qualquer coisa que precisar.)


- Anyone can do that!
(Qualquer um pode fazer isso!)


EM FRASES COM IF (se)
Mesmo em frases afirmativas se usa o ANY.

Ex.
- If you want anything from the mall, I'll bring it for you.
(Se você precisar de qualquer coisa do shopping, eu trarei para você.)


ATENÇÃO PARA A SUTILEZA
No exemplo (a) a referência é qualquer pessoa, no exemplo (b) é uma determinada pessoa.

Ex.
A) If anyone disagrees with me, let him or her say so.
(Caso alguém discorde de mim, que ele ou ela se manifeste.)

B) What would you do if somebody put a gun to your head?
(O que você faria se alguém colocasse uma arma na sua cabeça?)


OFERECER CONSELHO, COMIDA, BEBIDA, AJUDA, ETC
Usa-se o SOME quando se espera uma resposta afirmativa a perguntas, principalmente em se tratando de comida e bebida.

Ex.
- Would you like something to eat?
(Gostaria de algo para comer?)


- Would you like some beer?
(Gostaria de uma cerveja?


ATENÇÃO, pois essa regra vale para também para outras situações onde se espera uma resposta airmativa:

Ex.
- Did you say you saw somebody trying to break into the house?
(Você disse que viu alguém tentando arrombar a casa?)


Espero ter ajudado.