Sou estudante de Letras - Português. Posso dar aulas de inglês?

Pedro_Rezende
Estou no terceiro semestre de letras português e falo inglês fluentemente. Gostaria muito mais de seguir a área de ensino de segunda língua do que de língua materna.
Sei que ensino de inglês é uma profissão semi regulamentada, no sentido de que alguns lugares pedem diploma e outros, não. Agora a minha dúvida é se um diploma em letras de outra habilitação me colocaria em vantagem no mercado de trabalho.
Assim, em quais lugares posso trabalhar? Quais escolas exigem diploma? É muito difícil conseguir emprego sem formação específíca na área.
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
3 respostas
Ordenar por: Data

Redseahorse 13620 2 20 280
1 - Não, seu diploma em letras em língua diversa da qual você pretende lecionar, não o colocará em vantagem;
2 - Você poderá trabalhar tanto no sistema regular da educação publica ou privada, quanto em escolas privadas de idiomas, empresas ou como autônomo;
3 - Diploma é exigência mais notada pelo sistema regular de educação (mais para fins de comprovação documentária), enquanto a maioria das escolas de línguas não o exige, nelas as competências em uma determinada língua e em didática, são avaliadas de maneira mais efetiva e ampla, incluindo certificados de proficiência, currículo, testes, etc. O diploma em letras (Português) pode ser útil para o ensino da língua portuguesa para estrangeiros;
4 - Não, não é difícil conseguir emprego na área sem formação específica. Como dito acima, em escolas de idiomas, um diploma em letras talvez seja uma das mais remotas das exigências.

Pedro_Rezende
É sério que o diploma em letras português não me colocará em vantagem? Digo, eu terei estudado tudo que alguém que fez letras inglês estudou, com exceção da língua. Vou ter estudado literatura, linguística e pedagogia

Redseahorse 13620 2 20 280
Faltou responder a sua pergunta do título do post..

0 - Sim! Independente da língua materna, qualquer pessoa com conhecimento suficiente da língua Inglesa (falada e escrita); sobretudo sob a luz da norma culta, e claro com boa habilidade ou experiência no ensino ou atividades correlatas (treinamentos, tutoria, palestras), pode estar apto para lecionar em escolas de línguas. Na outra mão, para lecionar no sistema de educação formal (ensinos fundamental e médio), receio que há como padronização a necessidade de formação específica.