Square versus square

no meu caso o 'ao quadrado' sempre vih ser mais usado =P
tanto em aula de matemática, física, quanto no dia a dia
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Donay Mendonça 51455 21 83 1203
O que, continuo a insistir, é que nunca vi isso ser utilizado em linguagem corrente.


Eu já ouvi muito em aulas de matemática, e o Google pode confirmar a existência destas expressões no cotidiano. Os próprios exemplos mencionados anteriormente são de sites confiáveis, o que valida o uso.
Avatar do usuário Rodzilla 30
Para se referir ao tamanho (10x10) de uma sala quadrada, você diria que "ela tem 10 metros ao quadrado" ?

Continua a não soar-me natural...
Avatar do usuário Donay Mendonça 51455 21 83 1203
Mas este não foi o contexto originalmente mencionado pelo Thomas, autor do post. Acho que este debate está sendo em vão. As expressões existem no contexto original(de cálculos), fora do contexto qualquer coisa deixa de ser natural.
Avatar do usuário Rodzilla 30
resolvi fazer o teste e perguntar aqui na minha sala, no trabalho. "Aquela sala tem uma área de dez metros ao quadrado. O que você depreende desta afirmação?"

A resposta envolvia sempre algo como "aqui nós dizemos dez metros quadrados".

E mais, no seu exemplo, o "em metros, ao quadrado", a expressão não é "metros ao quadrado", "metros" surge como um aposto, e a frase é "... pela altura ao quadrado".

donay mendonça escreveu:Mas este não foi o contexto originalmente mencionado pelo Thomas, autor do post. Acho que este debate está sendo em vão. As expressões existem no contexto original(de cálculos), fora do contexto qualquer coisa deixa de ser natural.


desculpa, mas não era de 'cálculos', mas sim de 'medição de área' (é mais específico). E pelo que pude depreender da pergunta inicial, o seu interesse era saber de uma expressão que pudesse se referir a áreas desta maneira.

Thomas escreveu:In English there are two basic ways of measuring surface areas. They sound alike, but the meanings are quite different.


Discordo também quanto ao debate estar a ser em vão. Se eu discordo do que disseste, tentar estabelecer um ponto de diferença é importante para que ele não aprenda errado. Se, no fim, eu estiver errado, serei eu que estarei aprendendo com esta situação.

cheers
Avatar do usuário felipeh6 2175 7 53
Pessoal,

É fácil entender por que estamos tendo uma certa confusão de contexto neste assunto. O Rodzilla é de Portugal. Então, pelo visto, o termo "ao quadrado" e "metros quadrados" é usado aqui no Brasil e não em Portugal.

Best Regards!
Avatar do usuário felipeh6 2175 7 53
E por favor, né Rodzilla, neste caso você não pode duvidar do que o Donay escreveu, já que estes termos são bem comuns aqui no Brasil. ;)
Avatar do usuário moni_si 10
donay mendonça escreveu:Rodzilla,

As expressões "ao quadrado" e "quadrados" são bastante comuns. Veja exemplos retirados do Google(entre os muitos que existem) que comprovam o uso.

  • ''O índice de massa corporal é calculado dividindo o peso em quilos pela altura, em metros, ao quadrado.'' [portaleducacao.com.br]
  • ''O clima de seca na capital federal continua fazendo estragos. Uma área de vegetação de aproximadamente 2 mil metros quadrados.''[correiobraziliense.com.br]

Bons estudos!




Muitas vezes acertamos na forma, na ortografia, na concordância e nos atrapalhamos nas virgulas.
Com este exemplo, Donay elucida muito bem as situações em que a expressão é usada.