Sufixo Y: Conotação mais íntima ou fofa à palavra?

Tenho uma dúvida em relação ao uso do 'y' no final das palavras. Pelo que eu notei, parece adicionar uma conotação mais íntima ou "fofa" à palavra.

Por exemplo: I think when I’m reading I want a really comfortable cushy chair but I find that actually when I’m studying especially if I’m writing, I’d rather have maybe a wooden chair and a table that I can work with. O que o 'y' faz em cush é fazer a palavra almofadinha[?] transforma-se em confortável ou algo do tipo?

No seriado Friends, várias vezes percebi o uso do 'y' também. Uma vez a Phoebe chama o Ross de Rossy, como se quisesse zoar ele, chamar ele de 'gay' ou algo do tipo.

Enfim, podem me ajudar a esclarecer minhas dúvidas quanto ao uso do 'y' no final de palavras?

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
  Resposta mais votada
4 36 579
Bem, o uso do sufixo Y ao final das palavras, como os demais sufixos, tem o objetivo de transformar SUBSTANTIVOS em ADJETIVOS ou VICE-VERSA, e em regra não possuem esta conotação de 'meiguice', 'fofura', que voce se referiu, como é o caso deste adjetivo trazido por voce neste post - CUSHY.
Penso de tanto o adjetivo CUSHY quanto a variação CUSH, são adjetivos formados a partir do substantivo CUSHION -almofada/travesseiro macio. Parece haver um pleonasmo no trecho COMFORTABLE CUSHY CHAIR.

Essa conotação coloquial de 'FOFURA' é obvervada em alguns adjetivos ou 'apelidos' de pessoas - ROSS/ROSSY, muitas vezes é um apelido para outro apelido, uma forma de expressão de ternura e afeto, não tendo portanto, o condão gramatical aqui exposto.

Exs.
Cute/cutie - sweet/sweetie - gabriel/gay - andrew/andy - nick/nicky - bill/billy - kell/kelly...alf/afie - megg/meggie - ed/eddie, etc..

Do texto, aqui a regra gramatical impera... Real/really - actual/actually - especial/especially.

Outros
Subst para adj - health/healthy -cream/creamy - mess/messy.
Adj para subst - difficult/difficulty - modest/modesty - honest/honesty.

Blz.