TOEFL ITP e aceitação de universidades no exterior

llevvi 55 1
Na segunda feira saíram editais para mais uma chamada do Ciência Sem Fronteiras para o Canadá e EUA.
Dessa vez a novidade é que o governo está oferecendo gratuitamente a todos os candidatos a realização do TOEFL na modalidade ITP (Institutional Testing Program).
Pelo que eu entendia o TOEFL IBT é mais reconhecido e indicado para ingressar em instituições dos EUA - sendo que esse fator é muito relevante para o Ciência Sem Fronteiras já que uma das últimas etapas para o aluno que deseja viajar é justamente a aceitação por alguma universidade.

Inclusive no site da MK idiomas (instituição responsável pela aplicação do TOEFL no Brasil) tem uma tabela com uma observação sobre o ITP:

"Indicado para instituições no Brasil. Não é aceito para graduação nos Estados Unidos."
veja: http://www.mkidiomas.com.br/_mgxroot/page_10769.html

Após eu ler isso enquanto juntava informações para abrir o tópico fiquei mais preocupado ainda com relação ao "peso" dessa modalidade de teste.
Conheço outras pessoas que vão e já estão participando do Ciência Sem Fronteiras mas que fizeram o TOEFL IBT, desconheço alunos que tenham feito o ITP...

Alguém poderia esclarecer melhor essa questão?
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Colabore