Go + verbo + ING - Go jogging: Atividades em geral

Hello Everybody,

My teacher was correcting some exercises about the first conditional and one of them was like that* :

If he gets up early, he will go jogging .

But why the verb to jog is on ING, the right sentence would be " He will go to jog" or' He will jog"?

When I use this form?

Thanks!

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Barbara,

Usa-se expressões formadas por "go + verbo + ING" para atividades em geral, como: ir pescar(go fishing), ir mergulhar (go scuba diving), ir fazer compras (go shopping). Fica mais natural assim - will go jogging - do que 'will jog'. Estas atividades costumam ser de lazer, de prática comum.

Bons estudos!
Even though "jogging" ends in the "ing", it's a noun.

to jog/jogged - verbs

You already have the verb"go" in your conditional sentence. After "go" comes an action verb, in that case.

"go jogging" is intransitive.

E.g.: go swimming/running/skiing, etc...

You could also say:"If he gets up early, he will jog" or "he will go for a jog"


Glad I could help.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Uma lista das mais comuns:

go camping: Ir acampar
go hiking
go fishing
go hunting

go swimming
go diving: Ir mergulhar
go surfing
go snorkeling

go water skiing: Ir esquiar
go scuba diving
go wind surfing

go skiing
go snowboarding
go (ice) skating: Ir patinar

go shopping
go bowling:Ir jogar boliche
go roller skating

go jogging
go running
go rollerblading: Ir andar de patins
go skateboarding

Bons estudos!
Obrigada a todos.
Me ajudou bastante! ;)
Olá!

Tenho pesquisado sobre a construção adequada de uma frase, porém acho que ainda não fui esclarecida e acho que tem a ver com este tópico. Construções com Let's go + verbo de ação, como devem ser? "Let's go jogging?" Aí o "go serve tanto como phrasal verb do le'ts quanto do jogging? E no caso de "Let's go play video-game"? No sentido não de "Vamos sair daqui e ir para outro lugar jogar video-game", e não apenas de "vamos jogar video-game"? Qual das construções abaixo são consideradas corretas/aceitáveis:

Let's go play video-game.
Let's go to play video-game.
Let's go and play video-game.
Let's go playing video-game. (essa é que me soa mais estranha)

Muito obrigada desde já ;)