Rather than x Instead of: Qual a diferença

Rather than x Instead of: Qual a diferença
Surgiu uma duvida aqui sobre quando usar "rather than" e quando usar "instead of". Na verdade já li algo sobre, mas gostaria de uma explicação melhor e também de fazer alguns exercícios para fixar. Alguém poderia me ajudar?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
9 respostas
Ordenar por: Data
Henry Cunha 3 18 190
Uma questão bem complicada nos detalhes. Essas expressões são bem semelhantes no uso, notando somente que podem ter efeitos diversos no elemento verbal quando esse aparece como complemento da expressão (infinitive or gerund).

Alguns exemplos :

I want to run rather than (to) walk. (eu quero correr...)
I want to run instead of walking.

I want running rather than walking. (Eu quero que corram / corrida e não caminhada - geralmente como ordem a outros)

I prefer running rather than walking.
I prefer running instead of walking.

Rather than going / go to the movies, let's rent a movie.
Instead of going to the movies, let's rent a movie.

I want to go to the movies rather than rent one.
I want to go to the movies instead of renting one.

More rather than fewer workers are needed.
Rather than fewer, more workers are needed.

More, instead of fewer, workers are needed.
Instead of fewer, more workers are needed.

Rather than standing, he remained seated. / Rather than stand, he remained seated.
Instead of standing, he remained seated.

O meu conselho é experimentar bastante no Google sem se importar muito com "regras".
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Complemento:

I like to run rather than walk.
I like to run instead of walking

Uma diferença inportante é que "instead of" pede o verbo seguinte no ING. "Instead of" é tido como preposição e, depois de uma preposição, temos 'verbo + ING'.

Cf. Rather than x Instead of
Gostaria de saber a diferença do TO para o Rather than?

Exemplo:

I prefer to dance rather than sleep.
I prefer to buy that blouse to pants.

Possuem o mesmo significado? Posso trocar os dois?
NeyF 3 24 206
I prefer to dance rather than sleep.
Eu prefiro dançar em vez de dormir.

(esperava-se que você quisesse dormir, mas em vez disso você prefere dançar. Aqui é dada duas opções e você escolheu uma.)

I prefer to buy that blouse to pants.
Eu prefiro compra uma blusa a uma calça.

(Se tiver que escolher entre uma blusa e uma calça, você prefere uma blusa. Aqui existem inúmeras opções, mas entre essas duas você prefere a primeira.)

A diferença é bem sutil, é possível trocar os dois e sempre vai dar a ideia de que você escolheu um, deixando de lado o outro.
Como seria possível trocar?
Dessa maneira?

I prefer to dance "to" sleep

Isso está correto?
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Formas como "I prefer to dance to sleep" não são adequadas, na prática. No lugar de "prefer to verb to verb", utilize as formas corretas a seguir.
I prefer to dance rather than sleep.
I prefer to dance instead of sleeping.
I prefer dancing to sleeping.
Bons estudos.
Posso usar o "to" depois do rather than?

I prefer to sleep rather than to dance
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Não pode usar "to" depois de "rather than". Utilize: "I prefer to sleep rather than dance."
Essa frases estão corretas?

I prefer skirt to blouse.
Ou
I prefer a skirt to a blouse.