Intercâmbio por conta própria ou por agência

Olá pessoal!
Estou com uma dúvida que também deve ser a dúvida de muitas pessoas que pretendem viajar para outro país. Fazer um curso de inglês nos Estados Unidos por conta própria ou através de uma agência?

Vou descrever o meu perfil:
Tenho 28 anos, sou engenheiro e possuo inglês fluente. Nunca viajei para fora do país. No meu dia a dia de trabalho costumo fazer viagens para outras cidades e estados. Já passei por diversas situações, como ter de viajar para uma cidade distante sem ao menos ter tempo para procurar algum lugar para ficar. Tive que procurar na hora que cheguei (mas se eu tiver tempo para ver, eu planejo tudo com antecedência, procuro hotel, restaurantes, lugares para sair, tudo antes de viajar).

Nas minhas férias gostaria de fazer um curso de inglês de até 4 semanas, com os seguintes objetivos: melhorar o conhecimento do idioma, interagir com os nativos, conhecer os Estados Unidos.
Com a experiência que eu tenho, embora só dentro do país, eu poderia me inscrever em um curso e procurar um lugar para ficar por conta própria, ou seria melhor eu fazer o curso com o auxílio de uma agência?

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
23 respostas
Ordenar por: Data
  Verificado por especialistas
1 10 100
Danilo,

Eu fiz intercâmbio no ano passado e tive a mesma dúvida; já falo inglês e pensei q poderia me virar sozinha, mas, pelo menos no meu caso, saiu mais barato fazer pela agência! Eles tinham algumas parcerias, e poderia ser também uma garantia a mais caso eu tivesse algum problema lá (que graças à Deus não tive). Read about my experience below (and links in the end of the article) - and welcome to the forum!

Cf. Intercâmbio nos EUA: Primeiras impressões
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Danilo,

Pelo seu depoimento, por ter experiência com viagens, e por ter um bom conhecimento da língua, eu te aconselharia a ir por contra própria, pois você não ficaria "preso" a uma agência. Você pode procurar o curso que supra melhor suas necessidades, e você não terá que pagar a mais, pagar a parte da agência, para fazer algo que você pode fazer por conta própria. Fora que você estará lidando diretamente com a escola.

Eu aconselharia a realizar o intercâmbio através de uma agê, caso você fosse mais novo, não tivesse conhecimento da língua, e sem experiência com viagens por conta própria. O que não é seu caso

Espero que tenha lhe ajudado.
Olá Danilo,

Embora você disse que saiba se virar muito bem sozinho, afinal muitas pessoas acaba aprendendo com a faculdade, trabalho, acho que não seria uma boa ideia, pois conheço pessoas que foram para a Europa sem inscrição em curso nenhum, e foram deportadas ao desembarcarem, pois o governo não aceitou que fizessem matriculas lá. Mas nos EUA não sei como funciona as coisas relacionadas a intercâmbio, verifique em agências de intercâmbio os pacotes, as vezes acaba saindo bem mais barato do que se arricar quando chegar lá.

Hugs and good travel.
Luis, Eu estou num intercambio e vim por agencia, mas tenho uma amiga que veio por conta própria e não teve grandes trabalhos para isso, além de ter pago bem menos.

Sinceramente, eu iria por conta própria se eu já falasse a língua.
Danilo;

Eu acho que a única coisa que você poderia fechar antes de sair do Brasil seria o curso em si, do resto vai por conta própria.
Vai pagar menos com certeza e ainda vai pegar mais experiência de correr atrás de coisas como hospedagem, passeios, tickets de metrô etc e ainda tem o fato de poder fazer seu roteiro.
Nunca fiz intercâmbio, tenho vontade, mas já ouvi muito se falar de que as escolas oferecem passeios para vários locais e que se você fizer os mesmos passeios gasta muito menos, e se diverte muito mais :-)
Acho que vale a pena correr por fora !
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Danilo,

Esqueci de dizer, mesmo que você venha por conta própria, pesquise os preços e opiniões em agencias diferentes. Entre em comunidades de Brasileiros do País que vc pensa em fazer o intercâmbio. Entre em site, pesquisando pelo Google local sobre acomodações, alugueis e media de custo de vida.
Sem duvidas, feche a escola antes, na própria escola eles dão dicas de acomodação para estudantes e manda a carta para imigração. Importante vc ver se sobre trabalho, pois é muito diferente das pessoas quem vem para o intercambio com dinheiro sobrando ou o pai pagando e com o dinheiro certo contando com trabalho no local (as que querem trabalhar, mas não precisam e as que querem trabalhar porque precisam). E é isso que vc tem que botar bem direitinho na ponta do lápis, deixando a mais uma margem de 5% a 8% do valor calculado.
Cada lugar tem suas peculiaridades, muitas coisas vão te falar numa agencia e nem tudo vc vai saber por quem (pessoas) vem para um intercambio, pois tem todo um glamour, mas tem a realidade do que um intercambio e a diferença também no quesito situação financeira.
Então, pesquise bastante independente de vc vir ou não com agencia. O esquema da pesquisa do Google é só mudar o final. Ex: Brasil: google.com.br e Australia google.com.au
Pesquise, pergunte, calcule, busque dentro de vc que tipo de clima, lugar e cultura vc gostaria de conhecer, pois isso tudo é um ponto muito importante para o inicio de uma adaptação.

Mas não deixe de ir.... pois vale muito, mais muita a pena! Se joga para um intercambio e vá vivenciar o contato com outras culturas e outra linga.

"Viajar é trocar a roupa da alma". (Mario Quitana) ... E só depois, quando já estiver em meio ao seu intercambio vc intenderá qual o real sentido dessa frase....

Vai com tudo e boa sorte!!!
1 11 33
A comparar, vim por conta própria pra Irlanda e alguns amigos vieram por agência.

Paguei bem menos que todos eles!

Dá um pouquinho a mais de trabalho planejar vôo, curso e acomodação, mas economizei MUITO!
Danilo, com certeza por conta própria é melhor($$$)!

Pelo menos aqui no Canadá eu encontrei toda a informação que precisava.

Se você estiver vindo pra cá posso te ajudar a falar com a escola.

Boa sorte! :)
E aí pessoal,

Primeiramente quero agradecer pelas respostas postadas aqui.
Demorei pra responder porque neste meio de tempo eu estava realizando algumas cotações de intercâmbio. E nada mais justo do que postar aqui a minha experiência durante essa fase.

Para começar, eu já tinha definido a cidade e o tipo de acomodação. O tempo de permanência eu ainda estava em dúvida, mas eu defini também durante a minha pesquisa. Como eu verifiquei que diversas agências de intercâmbio trabalhavam com a mesma escola, eu entrei no site direto da escola e consegui um contato. A escola passou para mim um orçamento com acomodação inclusa. Mas para pagar eu teria que fazer um depósito internacional ou então pagar pelo cartão de crédito internacional. Eu adicionei no orçamento as taxas que eu teria que pagar.

Depois eu cotei as agências de intercâmbio, basicamente as mais conhecidas. Algumas realmente cobravam um valor muito acima da 1ª cotação. Mas uma agência realmente me chamou a atenção. O curso é realizado na mesma escola que eu fiz a 1ª cotação e, para a minha surpresa, ficava praticamente o mesmo preço, já incluindo as taxas da agência.

Eu deduzi que a escola deve oferecer um valor mais barato para a agência (é apenas uma suposição, não sei realmente a negociação entre eles). Então eu pensei, se for para pagar o mesmo valor, prefiro pagar para a agência, que me dará mais suporte para realizar o intercâmbio.

Embora a agência tenha me oferecido uma opção interessante eu não decidi ainda. Vou continuar pesquisando e lendo as opiniões de vocês, pois ainda estou dentro do meu prazo, que é de fechar o intercâmbio com 6 meses de antecedência.
Bom, no meu caso a primeira coisa a decidir foi a cidade (com tantas opções já demorei aí, mas acabei ficando com umas das mais caras Londres :D ). Mas a cidade oferece muita coisa em troca. Fui por exemplo, também por conta própria, a Oxford e Brighton. Ainda lamento não ter tido tempo para visitar Cambridge. O único passeio que reservei pela escola foi para o Stonehenge (que passava por Bath). Existem 2-3-4 grandes agências especializadas em viagens para estudantes de inglês, as escolas costumam trabalhar com elas, só reserve com antecedência.

Depois comecei a ir em agências de intercâmbio e os preços sinceramente... Então fiz uma busca de escolas na internet, enviei algums e-mails ou liguei para as mesmas (algumas dispõem de atendimento aqui em PT - te ligam e tudo), selecionei umas 10 e criei uma planilha basicamente com:
1. preço/semana (eu estava indo pra passar 5 semanas),
2. carga horária da escola (optei por um curso intensivo). Tinha umas 3hrs de folga até a noite.
3. acomodação (fiz as contas com e sem refeição embora algumas escolas só oferecem com refeição, lá o preço varia por zona 1-2-3...)
O bom de tratar direto com a escola foi que pude conseguir uma homestay de nativos do inglês. O que é raro em Londres e torna-se uma grande vantagem devido ao número de brasileiros estudando por lá :cry: .

Enfim fui com tudo decidido e pago em maio 2012. Ainda bem que tinha todos os comprovantes dados pela escola: pagamento do curso, endereço de homestay, seguro saúde (o do cartão e funcionou lá ;) )... senão não teria entrado. Tenho 4 anos de formada e tenho estou no mesmo emprego desde então.
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Para quem não se incomoda (e gosta) de pesquisar, acredito ser mais interessante ir por conta própria.
Após muitos meses de programação estou indo realizar o meu tão sonhado intercambio em Cape Town em Abril deste ano.
Inicialmente fiz pesquisas em agências de intercâmbio na minha cidade (Curitiba), mas por fim fechei com uma escola que foi até indicada por umas das agências, mas tive a opção de fazer o pagamento em euro, sendo que pela agência seria somente em dólar. Só nessa diferença entre as taxas de câmbio economizei mais de mil reais.
O mesmo fiz com as passagens áreas, muita pesquisa... e por fim o site decolar.com tinha o menor preço
Quem não quer se preocupar com nada e tbm não se preocupa com economia $$$, aí vale fazer tudo pela agencia.
Oi Danilo, estou na mesma procura, se tiver alguma dica para me passar fico grato, eu estou cotando com esta ag novazelandiabrasil, de uma olhada, entrei nos sites das escolas que eles trabalham e fica mais caro o que fazer com a ag
E ai Danilo! Tudo bem!? Qual foi sua opção no final? Por conta ou por agência? Se por agência, qual indicação para nos passar?!
Valeu! Abraços..
Olá a todos,

Tenho uma dúvida em relação ao pagamento.
Para aqueles que negociaram o curso direto com a escola. Como fizeram o pagamento ?
Além do cartão de crédito existe algum outro meio ?
Pergunto porque no caso do cartão de crédito vai incidir o IOF coisa que não existe no caso de pagamento para uma agência, certo ?

Obrigado,
Fábio
Olá Mrquake,

Cada escola tem a sua política de pagamento.
Sei que muitas escolas exigem que o aluno realize o pagamento antes de começar o curso. Porém sei de escolas (a que eu estudei por exemplo), que apenas exigem o pagamento na 1 semana de aula, e o aluno pode pagar mensalmente.

Sei que além do pagamento com o cartão (online e na escola), algumas escolas aceitam pagamento em dinheiro, transferência bancária e até por correio.

Porém, como lhe disse anteriormente, é preciso contatar as escolas para saber de que modo elas trabalham.

Espero ter ajudado. :)
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
Pretendo fazer intercâmbio no Canadá, Toronto, e ainda estou em dúvida se faço por agência ou conta própria.

De qualquer forma, acho que sendo para o Canadá, seá necessário comprar antes o pacote para receber a carta de aceitação. Uma vez que é necessária para retirada do visto.
Olá EngAndersonGS

Não sei como funciona o processo para o Canadá, mas acredito que seja semelhante ao processo para o visto de estudo americano. Você pode fechar com uma escola por conta própria ou através de uma agência. Independente da forma que você decidir, será preciso receber a carta de aceitação e o I-20 (documento que a escola emite, necessário para aplicar para o visto), para poder fazer a entrevista.

Acredito que o mesmo ocorra no Canadá, você tem que fechar com a escola, seja por conta própria ou agência, para poder aplicar para o visto.
Oi, pessoal

Meu nome é Ariane, estou pensando em ir para os EUA por conta própria está ficando mais barato , mas tenho muitas dúvidas, gostaria de ficar 1 ano para isso eu e meu marido teríamos que sair do emprego, já temos o visto de turista, teríamos um valor razoável, minha preocupação que que qdo formos dar entrada no visto não estaríamos trabalhando será que seria um impecililio para não liberarem nosso visto.
TheBigSpire escreveu:A comparar, vim por conta própria pra Irlanda e alguns amigos vieram por agência.

Paguei bem menos que todos eles!

Dá um pouquinho a mais de trabalho planejar vôo, curso e acomodação, mas economizei MUITO!
Voce pode dizer quanto mais ou menos foi gasto no intercâmbio? Quanto tempo de intercâmbio e etc... Muito obrigada!
1 11 33
Yasmim Holanda escreveu:
TheBigSpire escreveu:A comparar, vim por conta própria pra Irlanda e alguns amigos vieram por agência.

Paguei bem menos que todos eles!

Dá um pouquinho a mais de trabalho planejar vôo, curso e acomodação, mas economizei MUITO!
Voce pode dizer quanto mais ou menos foi gasto no intercâmbio? Quanto tempo de intercâmbio e etc... Muito obrigada!
Já não me lembro de cabeça porque faz quase 3 anos, mas foi algo como 70% do que as agências na época pediam.
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
TheBigSpire, li seu texto que compara o Brasil com Irlanda e me encantei! Primeiramente com a sua forma de escrever, que faz do texto uma leitura agradável e enriquecedora; em segundo lugar, pela Irlanda!!!
Gostaria de saber como entrar no país. Precisa de visto?
Como obter permissão para trabalhar?
Você conseguiu ficar 2 anos!!! Será que consigo ficar pra sempre? :)
Você teria dicas sobre isso? Quero ir com minha família (marido e 2 filhas), e não falamos inglês. É possível???
Tantas questões... Agradeço desde já!
1 11 33
Karla Silva escreveu:TheBigSpire, li seu texto que compara o Brasil com Irlanda e me encantei! Primeiramente com a sua forma de escrever, que faz do texto uma leitura agradável e enriquecedora; em segundo lugar, pela Irlanda!
Gostaria de saber como entrar no país. Precisa de visto?
Como obter permissão para trabalhar?
Você conseguiu ficar 2 anos! Será que consigo ficar pra sempre? :)
Você teria dicas sobre isso? Quero ir com minha família (marido e 2 filhas), e não falamos inglês. É possível?
Tantas questões... Agradeço desde já!
Oi, Karla!

Muito obrigado pelos elogios! Que bom que gostou :)

Eu fiz um tópico falando e esclarecendo dúvidas sobre o meu intercâmbio na Irlanda!
Segue o link: Intercâmbio na Irlanda - Planejamento
Danilo, poderia me passar o que você escolheu para o fazer o intercâmbio, pois estou com a mesma dúvida.
Grata,
Inaudete