"To whoever" x "To whomever": Qual é o correto?

Pessoal, eu estava conversando com uma amiga minha americana pela internet que é formada em letras, aí eu disse para ela "Give the tickets to whomever can use them.", e ela me corrigiu, dizendo que esta frase está errada. Ela me disse que o correto é "Give the tickets to whoever can use them.". Mas aí eu fiquei com uma dúvida: Por que o correto é "to whoever" em vez de "to whomever" se antes do "whoever" tem uma preposição, e a regra diz que após preposições, devemos usar o "whomever"?

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
3 18 190
See the explanation here: grammarbook

Nos exemplos desse site, podemos também interpretar assim:

"Give it to whoever asks for it first."
Give it to him, (the person) who asks for it first. = him + who = whoever
('the person who' é o sujeito da cláusula)

"We will hire whomever you recommend."
We will hire him, (the person) whom you recommend. = him + whom = whomever
('the person whom' é objeto da cláusula)

O seu caso acima se resolve em 'him + who', portanto 'whoever'.
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
Give the tickets to whoever can use them.

Nesta sentença "whoever" não é objeto da preposição "to". O objeto da preposição é toda a cláusula "whoever can use them". Olhe dentro da cláusula e veja que "whoever" é o sujeito de "can use".
Hi people, I showed other example:
Whoever believes in me, though he die, yet shall he live, and everyone who lives and believes in me shall never die. Do you believe this?”
John 11:25-26 ESV