Plural de Adjetivos em inglês

Plural de Adjetivos em inglês
Estou com um problema sério em relação ao plural de adjetivos em inglês. No meu livro do curso de inglês tem uma explicação totalmente superficial, a primeira é: adjetivos em inglês não tem plural e a segunda é que quando números relacionados a quantidades são usados como adjetivos eles não podem ir para o plural.

Os exemplos apresentados no livro:
  • an unusual trip: some unusual trips
  • a cruise that lasts three days: a three-day cruise ( porque esse hífen?)
  • a ticket that cost 5.000 dollars: a five-thousand-dollar ticket ( porque o hífen?)
Juro que já procurei em todas as gramáticas explicações mais completas e exemplos mais completos, mas não acho. I´m getting crazy!

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
24 105 397
Olá Khadija!

De fato, adjetivos em inglês não admitem a forma pluralizada. Ao qualificar um substantivo, o adjetivo é sempre mantido no singular, sendo que o "s" ou forma plural é aplicada somente ao substantivo.

An old car.
Two old cars.

A white house.
Two white houses.

Nos exemplos que você citou, os termos "three day" e "five thousand dollar" assumem a posição de adjetivos, pois qualificam os substantivos "cruise" e "ticket". O inglês é uma língua flexível, e, muitas vezes, podemos transformar conjuntos de palavras e expressões em adjetivos. Para tanto, coloca-se a expressão em frente à palavra e a separa-se com um hífen.
  • Um cruzeiro de três dias. [ A three-day cruise. ]
  • Uma passagem de cinco mil dólares. [ A five-thousand-dollar ticket. ]
Sempre que duas ou mais palavras assumirem a posição de adjetivo, elas deverão ser separadas por um hífen. O hífen é uma maneira de destacar a expressão como sendo um adjetivo, que qualifica a palavra que vêm após. Em resposta à pergunta do título, a regra geral para formar adjetivos é trazer o qualificador (red, old, good, bad, sad, tall etc.) para frente do substantivo (house, car, person etc.) e mantê-lo no singular. Caso o qualificador refira-se a quantidades (five thousand dollar, three day etc.) ou, de modo geral seja composto por mais de uma palavra, mantê-lo no singular e separar as palavras que o compõe usando o hífen.

Alguns exemplos:
  • A two-week trip to Europe. [ Uma viajem de duas semanas á Europa. ]
  • A four-day expedition. [ Uma expedição de quatro dias. ]
  • A five-meter rope. [ Uma corda de cinco metros. ]
  • A two-year contract. [ Um contrato de dois anos. ]
Note que, em todos os casos, o "de" é omitido, a expressão de quantidade é posta no singular, passada para a frente do substantivo e separada por hífen. Esta é a regra básica. Claro, há exceções, e, eventualmente, você acabará por encontrar exemplos que fogem a esta regra. Meu conselho é que você tenha paciência, pois estas dúvidas são comuns no início do processo de estudos. Aos poucos, contudo, você irá se familiarizar com a língua, e estas estruturas se tornarão extremamente naturais para você.

Aqui vai um post recente do fórum a respeito de adjetivos compostos e algumas peculiaridades:

Como usar Compound Adjectives em inglês

No mais, tente procurar por "adjetivos compostos em inglês" ou "compound adjectives" no Google ou aqui no fórum. Acredite, você ficará surpresa com a quantidade de informação disponível.

Boa sorte!
TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Essa é uma regra bem conhecida, adjetivo não tem plural. Até que encontrei num site inglês a expressão "languages teacher" - professor de línguas, mostrando que é possível o plural, se for um caso bem específico. (ah, o certo é viagem).
Eu sei que quando se usa o adjetivo antes do sujeito ele não deve ficar no plural, mas por que na frase "Boys are liars" onde o adjetivo vem depois, ele fica?

Estou muito curiosa e confusa.

Obrigada!
3 24 206
Muito boa pergunta.

O que acontece é que no inglês, lier é um substantivo.

Liar = a person who tells lies (Oxford)

Observe que em "A lying person" (uma pessoa mentirosa), lying é adjetivo.
Você diz que adjetivo em inglês não tem plural, realmente não, mas não é sempre. Por exemplo, o adjetivo formado por um substantivo, language = You are a languages teacher - você é um professor de línguas.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
A regra diz que adjetivos em inglês não tem plural e ao obedecermos a ela, evitamos erros desnecessários, porém, toda regra tem sua exceção e, nesse caso, não é diferente :) por exemplo, adjetivo "dear" existe no singular e no plural. Quando vem acompanhado por um substantivo plural, ele fica no singular:

Eg: My dear students... (Meus caros/queridos alunos...)

Mas também é possível usa-lo no plural, sem ser acompanhado por um substantivo:

Eg: Good morning my dears, today we'll... (Bom dia meus caros/queridos, hoje nós iremos...)

Nesse caso, quando "dear" vem sozinho, ele é considerado um substantivo, não um adjetivo.

Bons estudos!