Tempo de Intercâmbio Mínimo

Olá! Eu sei que esta pergunta já deve ter sido feita aqui dezenas de vezes, mas, caso alguém possa auxiliar um marinheiro de primeira viagem, eu agradeceria.

Vou receber uma indenização e pretendia usar esse dinheiro para ir à Europa. Inicialmente, eu iria a turismo, por pensar que um curso era excessivamente caro, mas eu vi (graças a uma amiga) que os custos seriam semelhantes. Então, estou olhando orçamentos desde já (pretendo ir assim que sair do meu emprego, em março do ano que vem).

Meu nível atual de inglês é algo em torno do B2 (como nunca fiz curso, é algo bem pouco polido. Cometo alguns erros gramaticais ao escrever, e tenho muita pouca prática de conversação, mas não tenho problema algum para entender programas/telejornais, e interajo sem problemas em fóruns internacionais). Inicialmente, eu queria ir 4 semanas para a França, para tentar evoluir o francês (hoje ele é muito, muito, muito básico. Vivo de frases básicas e cognatos), até mesmo pensando em ir para o Québec assim que eu concluísse minha faculdade, mas não sei se 4 semanas seriam o bastante para chegar ao menos em algo intermediário (mesmo considerando que eu estou estudando por aqui, mas por conta própria). Talvez meu orçamento possibilite 8 semanas, mas não posso ter certeza, então estou planejando com 4 (6, sendo otimista).

A pergunta que está me causando desconforto é: onde este investimento teria melhor retorno? Ir 4-6 semanas para a Inglaterra, e voltar, se não em um C1, em um nível muito próximo disso, e manter o francês rasteiro; ou ir 4-6 semanas para a França, e voltar com o inglês ainda no nível atual (talvez um pouco melhor em conversação, já que, principalmente nos primeiros dias, ele seria minha opção de emergência), mas com um francês melhor (tenho receio dessas 4-6 semanas não serem o bastante para melhorar algo, o que tornaria tudo uma perca de dinheiro)? Em ambos os casos eu estou analisando cursos intensivos e semi intensivos, de 25 e 30 horas semanais.

Eu sei que o francês é algo fora do escopo do fórum, mas, caso os usuários daqui, que com certeza têm muito mais experiência quanto a idiomas que eu, tenham alguma experiência semelhante, iria me ajudar demais.

Desde já agradeço.

P.S.: Eu vi que algo no Canadá poderia ser mais barato, mas eu realmente gostaria de aproveitar que irei gastar este dinheiro (que dificilmente terei novamente) para realizar o sonho pessoal de ir para a Europa, e ver os milênios de civilização. Eu comecei a praticar inglês exatamente lendo artigos sobre história na Wikipédia, nos idos de 2007-2008, ainda no Ensino Fundamental. Se eu tenho um sonho, é conhecer a história europeia in loco.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
Bom, isso é uma escolha muito pessoal. Eu diria á você para escolher o que você acha que é melhor para você e o que você vai se sentir mais motivado fazendo, os desafios são muitos e somente com muita motivação você irá superar todos eles com facilidade. A resposta que você busca, essa eu posso afirmar, com certeza ninguém aqui vai poder lhe dar, você vai até ler várias experiências de outras pessoas aqui mas todas elas serão completamente diferente da sua e até acho que algumas podem na verdade atrapalhar na sua escolha. Portanto, siga o seu coração. Eu fiz exatamente o que você está pensando em fazer, não me arrependo e digo que valeu a pena. Essa insegurança é normal e ela vai aumentar durante a jornada, o conselho que eu dou para as pessoas, aprenda a se acostumar com as incertezas pois o mundo tem muito mais incertezas do que certezas. Não quero alongar muito. Muito sucesso na sua escolha e confie em você acima de tudo. Abraço.
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
Bruno Taboada escreveu:Bom, isso é uma escolha muito pessoal. Eu diria á você para escolher o que você acha que é melhor para você e o que você vai se sentir mais motivado fazendo, os desafios são muitos e somente com muita motivação você irá superar todos eles com facilidade. A resposta que você busca, essa eu posso afirmar, com certeza ninguém aqui vai poder lhe dar, você vai até ler várias experiências de outras pessoas aqui mas todas elas serão completamente diferente da sua e até acho que algumas podem na verdade atrapalhar na sua escolha. Portanto, siga o seu coração. Eu fiz exatamente o que você está pensando em fazer, não me arrependo e digo que valeu a pena. Essa insegurança é normal e ela vai aumentar durante a jornada, o conselho que eu dou para as pessoas, aprenda a se acostumar com as incertezas pois o mundo tem muito mais incertezas do que certezas. Não quero alongar muito. Muito sucesso na sua escolha e confie em você acima de tudo. Abraço.
Sim, eu estou pensando muito a respeito. Estou tendendo fortemente para a Inglaterra (meu inglês ainda tem algumas falhas gramaticais relativamente grosseiras), não acho que aproveitarei de fato um curso na França sem um francês ao menos intermediário.

Agradeço pelas palavras, amigo