Aprender inglês com a série Friends - Nível Iniciante

Imagem
Bem, eu estou voltando a estudar inglês, dessa vez por conta própria. Eu sei o básico mesmo, ainda tenho dificuldade em algumas regras gramaticais.

Porém, eu não quero ficar tão focada nisso. Irei iniciar com Friends e analisar os diálogos para pesquisar o que tenho dúvida, seja gramática, seja significados.

Como eu não tenho muito tempo, planejei assim:

1 episódio de Friends por semana:

1 dia: Assistir com legenda em português e inglês;
2 dia: Acompanhar legenda em inglês 3 vezes;
3 dia: ler legenda em inglês e pontuar as dúvidas;
4 dia: pesquisar as dúvidas;
5 dia: pesquisar as dúvidas;
6 dia: assistir sem legenda;
7 dia: ler legenda e revisar.

No final no mês, irei fazer uma revisão geral.

Seguindo esse método, eu irei demorar bem mais para terminar a série. As duas temporadas levarão 1 ano para serem concluídas, mas serão bem esmiuçadas.

O que vocês acham?

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
10 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
16 60 498
Gostei muito da sua organização e determinação. Acho que seu post acaba sendo um exemplo para os demais.
Vou confessar aqui que dos skills do inglês o listening sempre foi meu Calcanhar de Aquiles. Mas eu fiz justamente o que você se propõe a fazer. O único detalhe é que eu já tinha um inglês razoável, então resolvi assistir com legendas apenas em inglês.

Minhas dicas:

- O listening com séries/filmes é muito produtivo por ter o visual além das falas. Aproveite a oportunidade para prestar atenção na pronúncia, fazendo a leitura labial. Isso é importante de ser feito numa das etapas que você mencionou. Tenho amigos que moraram nos Estados Unidos e que aprenderam inglês em grande parte através de "conversation"( listening vs speaking) e também tiraram vantagem da observação do inglês falado pelos nativos, como a pronúncia do th / m vs n / t / r, enfim coisas que diferem bastante do português para o inglês;

- Não sei com você, mas prefiro aprender escrevendo. Se for da mesma maneira para você, quando for se aprofundar e esclarecer dúvidas tente fazer anotações a respeito. Com palavras e expessões novas é legal escrever exemplos;

- Veja as diferenças de accent. Muitas são as diferenças de pronúncia diante do regionalismo, nacionalidade do falante, estilo de linguagem ou até mesmo problemas de dicção;

- Observe as expressões repetidas em vários episódios. São normalmente estruturas bem comuns na língua; e

- Por fim enjoy it, gostar é a primeira etapa para se aprender algo por completo. Quando nos entediamos fica difícil aproveitar. Não sei você mas eu conheço todos os episódios de Friends, e, ainda assim não me canso de assistir.

Parabéns pela iniciativa.
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
Ótima iniciativa, se isso se adaptar ao seu ritmo, perfeito! Eu por acaso comecei a assistir Friends semana passada, com legendas inglês, eu particularmente não conseguiria fazer isso, eu assisto o capítulo normalmente e passo para outro e anoto algumas palavras e expressões que não conheço. Tudo depende do modo que você se sente bem, cada um tem o seu ritmo, te desejo uma ótima caminhada nesse processo e let's speak English!
2 8 111
Mas, por que determinar datas para pesquisar as dúvidas?
Você deveria pesquisar as dúvidas sempre que elas surgirem.
Andrezzatkm escreveu:Mas, por que determinar datas para pesquisar as dúvidas?
Você deveria pesquisar as dúvidas sempre que elas surgirem.
Porque eu sou uma pessoa que precisa se policiar muito para não exceder. Já faço isso porque eu sei que vou querer ver tudo de uma vez, irei me cansar e frustrar por não conseguir manter o ritmo, pois tenho pouco tempo (eu trabalho e estudo à noite).
Karol, estou no nível básico e pensei na mesma estratégia. A única diferença que além de assistir a série friends, vou fazer as aulas de um livro.

Como está sua evolução?

Até mais
Meire
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
Cinnamon escreveu:Gostei muito da sua organização e determinação. Acho que seu post acaba sendo um exemplo para os demais.
Vou confessar aqui que dos skills do inglês o listening sempre foi meu Calcanhar de Aquiles. Mas eu fiz justamente o que você se propõe a fazer. O único detalhe é que eu já tinha um inglês razoável, então resolvi assistir com legendas apenas em inglês.

Minhas dicas:

- O listening com séries/filmes é muito produtivo por ter o visual além das falas. Aproveite a oportunidade para prestar atenção na pronúncia, fazendo a leitura labial. Isso é importante de ser feito numa das etapas que você mencionou. Tenho amigos que moraram nos Estados Unidos e que aprenderam inglês em grande parte através de "conversation"( listening vs speaking) e também tiraram vantagem da observação do inglês falado pelos nativos, como a pronúncia do th / m vs n / t / r, enfim coisas que diferem bastante do português para o inglês;

- Não sei com você, mas prefiro aprender escrevendo. Se for da mesma maneira para você, quando for se aprofundar e esclarecer dúvidas tente fazer anotações a respeito. Com palavras e expessões novas é legal escrever exemplos;

- Veja as diferenças de accent. Muitas são as diferenças de pronúncia diante do regionalismo, nacionalidade do falante, estilo de linguagem ou até mesmo problemas de dicção;

- Observe as expressões repetidas em vários episódios. São normalmente estruturas bem comuns na língua; e

- Por fim enjoy it, gostar é a primeira etapa para se aprender algo por completo. Quando nos entediamos fica difícil aproveitar. Não sei você mas eu conheço todos os episódios de Friends, e, ainda assim não me canso de assistir.

Parabéns pela iniciativa.
Muito obrigada pelas dicas!
Eu fiz um teste com esse cronograma e não consegui me adaptar, devido a correria do meu dia. Então eu modifiquei.

Como eu uso a Netflix para estudar e lá não tem legenda em inglês, eu baixo os episódios para ouvir o áudio como se fosse podcast e imprimo as legendas para acompanhar e pontuar as dúvidas.

Uso esse site https://fangj.github.io/friends/ para imprimir as legendas.

Sexta
Assistir dois episódios de Friends legendado em português;
Imprimir as legendas em inglês dos dois episódios que assisti;
1 hora no aplicativo Busuu.

Sabádo
Ouvir áudio em inglês acompanhando a legenda em inglês do episódio 1 (Várias vezes) e pontuar as dúvidas;
1 hora no aplicativo Busuu

Domingo
Ouvir aúdio em inglês acompanho a legenda em inglês do episódio 2 (Várias vezes) e pontuar as dúvidas
1 hora no aplicativo Busuu

Segunda à Sexta:
*1 hora no aplicativo Busuu;
*Aprender 2 letras de músicas por semana;
* Ouvir podcast (em inglês) dos dois episódios de friends que assisti na sexta.

Toda semana assistirei 2 episódios, o que dará 8 episódios por mês.
MeireDiaz escreveu:Karol, estou no nível básico e pensei na mesma estratégia. A única diferença que além de assistir a série friends, vou fazer as aulas de um livro.

Como está sua evolução?

Até mais
Meire
Eu modifiquei meu cronograma, não consegui me adaptar.
Respondi uma pergunta aqui com o meu cronograma novo, te mandei também mas acredito que não liberam a postagem por ser duplicado.
Na Netflix não há opção de Friends com legenda em inglês aqui no Brasil.
3 13 98
Victor,

Acabei de conferir na minha conta e a legenda "Inglês [CC]" está disponível. Uma novidade que eles incluíram no ano passado foi a possibilidade de desativar completamente as legendas, o que antes não era permitido.

Cheers,
Ue, Alessandro.
Terminei Friends final do ano passado e não tinha essa opção. Vou tentar olhar agora.