Como usar mais o Perfect Tense?

Recentemente fiz minha prova do Stage 10 do Método Callan e na prova oral a professora disse que fui muito bem, mas posso melhorar se usar mais o Perfect Tense e não só os Simple Tenses.

Eu não sei porquê ela falou isso, sendo que o simple é muito mais... Simples! Será que é só pra dar uma incrementada na hora da fala? Se sim, como abusar mais desse tempo verbal (digo, em quais situações ele é mais usado etc)? Se eu começar a usar mais os Perfect, não serei taxado de "piegas" ou "educado demais"?

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
16 60 498
Apenas complementando:

Como bem falaram os demais colegas 1º você precisa ler e compreender melhor o uso do perfect. Em segundo lugar você deve compreender a diferença entre os tempos verbais, começando pelo mais básico.

O simple present ou o past têm funções próprias.
O presente é usado para falar de rotinas, fatos (ou realidades), hábitos, etc.

Exemplo: "I live in São Paulo."
"I am married."

O passado é pra relatar algo que aconteceu, ocorreu, já passou (acabou)...

Exemplo: "I visited my parents yesterday."
"I was there too."

Perceba que usei nos dois casos (present and past) duas possibilidades, uma com e outra sem o "to be." Ambos os exemplos são presente e os outros dois passado.

Agora o Perfect é tricky (cheio de pegadinhas), pois não existe equivalente "direto" no português. Veja que coloquei "direto" entre aspas porque na verdade conseguimos entender o conceito de perfect em português. Só não dá pra traduzir palavra por palavra ou melhor dizendo não convém traduzir assim.
Nesses dias estava lendo uma explicação sobre o perfect que gostei muito. Nessa publicação o perfect era mencionado como sendo, na maioria das vezes, entendido por estudantes de inglês como segunda língua como "falar sobre experiências". Contudo o perfect tem diversos usos.

Digo por exemplo: "It has just rained.", simplesmente para dizer que acabou de chover.

Nesse artigo que mencionei, dizia-se que o present perfect funciona como se estivéssemos do ponto de vista do presente, e déssemos uma olhada para trás. O que importa é muito mais a consequência ou o resultado, não priorizando, portanto, o tempo (quando) em que aquilo ocorreu.

Então posso bem dizer "I am married." isso se o que se quer é falar qual seu estado civil. Ao passo que se quisermos dizer há quanto tempo seria:

"I have been married since 2006."

Aguns dizem que perfect tenses não são usados pelos norte-americanos. Isso é mentira, pois como parte da língua, da gramática e da cultura inglesa, essa estrutura é utilizada por todo o mundo.
A confusão se dá porque os ingleses utilizam muito mais perfect.

Espero ter ajudado.

Cheers!
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
6 26 454
Acredito que isso tem a ver com o fato de você mostrar mais segurança na hora de falar o inglês, pois muitos evitam utilizar os Perfect Tenses por não estudar os verbos com mais afinco. Para dar início a sua revisão, sugiro a leitura: Como utilizar o PRESENT PERFECT TENSE. Bons estudos! :)
3 24 206
I did (eu fiz) = simple past
I had done (eu tinha feito) = perfect past

Veja que não se trata de escolher entre uma forma simples ou uma forma chique. São simplesmente idéias diferentes que você está passando.