Sobre a frase "How did you know it?''

Eu estou com uma grande dificuldade em saber essa diferença, por que em algumas situações eu não consigo identificar por que foi utilizado um dos dois.
Por exemplo: Na frase How did you know it? Não teria que ser utilizado o Present Perfect, pois como a pessoa soube disso foi em um tempo indeterminado.
Bom, gostaria que me ajudassem pois estou com muita dúvida de saber como usar esse tempos verbais.
Desde já, agradeço

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
PPAULO 6 49 1.3k
How did you know it?

A ênfase está no fato de que a pessoa "soube/tomou conhecimento" de algo, não quando.

Geralmente tem um componente de surpresa quando se faz essa pergunta, daí podemos deduzir que o que importa é "como a pessoa descobriu/soube" disso? (não exatamente quando, right? ).
Ou seja, estamos aqui enfatizando o resultado da ação (de saber/descobrir) e esquecemos todo o resto.
O fato disso ter influência no presente, ou de não se poder especificar o tempo de quando a ação acontece não tem prioridade na análise do caso.

https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/d ... t-perfect/

Nós, falantes de línguas latinas temos esse primeiro contato com a gramática da língua inglesa e logo aprendemos a "situar" as ações e também a influência das ações. Mas agora tem esse componente, que é o foco no "resultado", às vezes muda muita coisa!
Realmente tem coisas que vem com a prática, é preciso ter contato com certas particularidades do inglês, e isso diversas vezes até estar no sangue!
PPAULO 6 49 1.3k
I mean, we have to practice certain topics (more than others) until it becomes second nature!