He's smarter than me OU He's smarter than I. Qual o correto?

Redseahorse 4 36 579
> He is smarter than ME (errado)
> He is smarter than I (correto)

Considerando a norma culta da língua Inglesa, gramatilcamente a frase com o pronome do objeto I é a correta ' HE IS SMARTER THAN I (am) '.

É comum ouvirmos/lermos este tipo de frase com o uso do pronome do objeto ME, seja por nativos ou não nativos da língua Inglesa. Você poderia estar neste momento se perguntando ' Se é comum até os nativos usarem o pronome ME, ao invés do I, como pode estar errado? '; bem, neste ponto caberia algumas observações importantes, até cruciais para entender as nuances das linguagens:

> A linguagem (sobretudo a falada), é convencionalmente bastante adaptada por seus próprios falantes;
> Muitas vezes é preciso substutirmos O QUE É CERTO ou ERRADO por O QUE É ADEQUADO ou INADEQUADO;
> É adequado usar o pronome I em situações e textos informais, enquanto o pronome ME é coloquialmente aceito;
> Via de regra, o uso correto ou adequado dos pronomes do objeto ME e I, é mais verificado por indivíduos de nível educacional/cultural mais elevado;
> O uso errado ou inadequado dos pronomes MIM e EU, também é bastante comum na língua portuguesa.

Sabe a resposta? Seja um colaborador(a)! Ao responder questões no English Experts você ganha pontos de Reputação. Se você atua na área de idiomas, suas participações na comunidade podem ser uma ótima vitrine para o seu trabalho.

Registre-se agora e faça parte!
Colabore