Estou realmente aprendendo inglês?

Bem. Acho que mais ou menos em julho eu comecei um curso de inglês. Estava indo bem até, revendo coisas que eu estudei na escola e algumas coisinhas novas. De início eu não liguei para a pronúncia, mas decidi que falar seria uma das coisas que iria fazer.

E eu pratiquei apenas algumas vezes sozinho e em certas ocasiões com alguém. Fora do curso também.

No mês passado decidi que eu iria "mergulhar" no inglês. Deixei meu celular em inglês, ouvia músicas apenas com as legendas originais delas e as vezes ia ler textos com áudio. E jogos exclusivamente em inglês

Eu fiz isso até agora e nada. Meu vocabulário pouco cresceu, minha pronúncia parece se extraviar com o tempo (mesmo tendo praticado a pronúncia de umas coisas ) e sinto que minha forma de aprender está errada. Eu não escuto tão bem inglês e sinto que ele está desaparecendo com o tempo. E até penso que eu aprendia quando eu não "forçava" a barra!

Enfim, minha decisão foi prudente? "Mergulhar" ao invés de deixar ser natural? O que eu faço?

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
  Resposta mais votada
Na minha opinião, você está sim aprendendo inglês, porém não consegue notar isso. Geralmente, quando uma pessoa mergulha no idioma, ela adquire novas informações sem perceber. Provavelmente isso está acontecendo com você. É normal. E é necessário parar de vez em quando para verificar o quanto você já progrediu. Se continuar pensando que não está avançando, a sua confiança e vontade de aprender a língua vai embora.

Continue progredindo da maneira que está fazendo e tente demonstrar a si mesmo o quanto está melhorando no idioma. Eu recomendo anotar todas as palavras que você aprendeu no dia em um caderno. Isso não só te auxiliará a memorizá-las de forma rápida, mas também será algo que você sempre poderá consultar quando estiver se sentindo mal com o seu progresso. Pois você olhará para o caderno e verá a quantidade de vocabulário que já aprendeu. E ficará contente em saber que seu conhecimento só está aumentando. Se quiser, pode até numerar cada uma das palavras e expressões que você anotar, pois isso só te mostrará o quanto o seu cérebro já reteu de informação.

Obviamente, você não deve se basear apenas no tanto de verbetes que sabe. Mas, isso ajuda muito, principalmente em deixá-lo mais confiante. Tente arranjar um amigo virtual que fale inglês nativo e pratique com ele. Você desenvolverá a habilidade de sustentar uma conversa. Fora que perceberá que os americanos não falam tão rápido como você imagina. É fácil entendê-los. Quanto à pronúncia, tente imitar exatamente a forma que eles falam. Isso ajuda no sotaque. Copie o jeito deles como se estivesse aprendendo uma canção.

No mais, é isso. Nunca deixe de praticar e sinta-se confiante, pois você está progredindo, mas ser fluente no idioma requer paciência. Não dá para aprender tudo do dia para a noite. Inclusive, é normal se sentir um pouco para baixo de vez em quando. Só não desista!