Significado de "as it is"

I'd like to know what "as it is" means in the context of the sentence below and I also wanted to know the translation for it.

No, thanks, Mr. Futterman.
I'm late for work as it is.

I took this sentence from a movie.

Thanks in advance!

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
1 resposta
PPAULO 6 49 1.3k
Eu estou atrasado para ir/chegar ao trabalho tal como está.

Trocando em miúdos, "assim eu estou atrasado para o trabalho/é fato que estou atrasado para o trabalho/estou atrasado para o trabalho, é fato (também "é verdade", talve se descupando ou admitindo".

MACMILLAN (a dictionary) goes like this:

Used for saying what the situation really is when something different might have happened.
Usado para falar de uma situação real quando poderia ter outro desfecho (o outro desfecho seria o ideal).

He was expecting to have completed his training by now. As it is, he’s only halfway through it.
Ele esperava ter já completado o treinamento (implícito - JÁ, neste momento em que estou falando.) O que acontece(u)/o fato é que/na verdade (ele) está só na metade.
Ref. macmillandictionary