Don't saw x Didn't see: Qual utilizar

Pessoal,
Foi mal pelo assunto meio confuso. Se alguém puder editar, eu até agradeço.
Mas é o seguinte:
Quando eu uso o verbo auxiliar no passado+verbo no presente e quando uso apenas o verbo no passado?
Por exemplo
I don't saw him
I didn't see him
Não sei se deu pra entender minha dúvida, mas é tipo isso. Se não der pra entender, posso tentar dar mais exemplos :)
Enfim, thanks in advance for any and all help :)

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
4 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
4 35 574
Sempre que a intenção for a de afirmar algo no passado (na negativa):
> I didn't see / I didn't talk / I didn't eat / I didn't run...

Sempre que a intenção for a de perguntar algo no passado (positiva ou negativa):
> Did you see? / Did you talk? / Did you eat? / Did you run? ...
> Didn't you see? / Didn't you talk? / Didn't you eat? / Didn't you run? ...

Excepcionalmente, quando a intenção for a de afirmar 'COM ENFASE' algo no passado (positiva):
> I did see / I did talk / I did eat / I did run ...

* Via de regra, quando se quer afimar algo no passado (positiva), sem enfatizar a ação em si, usa-se apenas o verbo principal no passado:
> I saw / I talked / I ate / I ran ...

O rolê é por ai, blz !
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Valeu, isso realmente me ajudou! :)
A última dúvida:
Se ao perguntar algo o verbo auxiliar fica no passado e o verbo principal no presente, frases como "don't you saw?" estariam erradas ou isso é aceitável?
Caso seja aceitável, em quais contextos?
Thanks :D
4 35 574
Se a pergunta é sobre algo no passado, sim! Apenas o verbo auxiliar se altera. 'DON'T YOU SAW?' esta errado!

Exemplos:
Do you see? (presente)
Did you see? (passado)
Don't you see? (presente)
Didn't you see? (passado)

* Siga o padrão já comentado acima que não tem erro.
6 49 1.3k
Como apontado anteriormente, quando se usa o DID (quero dizer - passado com DID) ele "mata" as conjugações. Isto é, nada de "saw, sees,...etc" tudo vira "see" (o verbo "puro", na forma básica.

Assim sendo, quando se fizer pergunta (did you see her - você a viu?) ou Don´t you see? (você não está vendo - ou, você não está entendendo?).

Foi só um comentário "on the side", de certa forma relacionado ao tópico mas que pode ajudar no futuro. Mais uma pro caderninho. ;-)