Objetos podem ser referidos como [she/he] ocasionalmente?

Eu tava lendo "The Sign of The Four" quando me deparei com esse trecho:
"I wanted to hire his steam launch."
"Why, bless you, sir, it is in the steam launch that he has gone. That’s what puzzles me; for I know there ain’t more coals in her than would take her to about Woolwich and back. [...]
De início eu fiquei confuso, até eu perceber que quando o personagem falou "her" ele se referia ao barco, e não a uma pessoa. Eu gostaria de saber se essa estrutura ainda é usada no inglês moderno, e se só é aplicada a barcos. Desde já agradeço

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
1 resposta
Redseahorse 4 35 574
Esse estrutura com o pronome SHE para referir a maquinas/veículos, não é mais usual no Inglês moderno. O pronome IT é gramatica e convencionalmente, mais apropriado na linguagem atual para nos referirmos aos abjetos, coisas e animais (no caso dos animais, HE e SHE são bem aceitos também quando se sabe o gênero deles)