Significado de "Vested interest"

Jeanny0 1
Banks have a vested interest in the growth of their customers.

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
PPAULO 6 49 1.3k
Um "interesse pessoal".
O que pode ser neutro (alguém quer algo aconteça e trabalha para que algo aconteça e lhe beneficie, ou beneficie àqueles que lhe são caros, chegados, etc.

Mas em alguns contextos significa "interesse próprio", não adequado ao bem público e/ou não tendo nada de altruísmo, uma espécie de narcisismo. O tal do "meu pirão primeiro "apesar de muitas vezes vir embrulhado em uma embalagem que aparentemente aparenta ser em benefício da coletividade/humanidade/da pessoa a quem se dirige etc. Enfim "interesse em algo que traga vantagem pessoal".

https://dictionary.cambridge.org/pt/dic ... d-interest
[ C ] a strong personal interest in something because you could get an advantage from it:

As both a teacher and parent, she had a vested interest in seeing the school remain open.


https://www.thejakartapost.com/news/201 ... rowth.html
Economist urges cutting down on 'vested interests' to free up growth.
Na matéria o economista fala de "interesses pessoais" de um grupo, sim grupos podem ter "interesses próprios". Se vai haver interseção entre seus interesses e o da coletividade, aí é outra história.
PPAULO 6 49 1.3k
Banks have a vested interest in the growth of their customers.
Aqui seria "os bancos tem um interesse velado pelo crescimento dos seus portfólio de clientes." (entenda-se por portfólio o "seu número de clientes").
Ou ainda "o interesse velado dos bancos é..."
PPAULO 6 49 1.3k
In the following site they mean "interesses velados" (de grupos que fazem lobby) aqui com um sentido claramente depreciativo, mas é uma boa tradução "interesses especiais secretos" ou "interesses específicos secretos (específicos de algum grupo).

https://www.themandarin.com.au/33963-lo ... -interest/
Lobby and secret special interests corrupting our public sector