Música: Wherever You Will Go - The Calling

Eu estava escutando a música da banda "The Calling" chamada: "Wherever You Will Go", e reparei que esse refrão não faz sentido de acordo com a música, pois a música estava sendo toda escrita no Simple Past. Nós versos que antecedem o refrão, vemos uma clara demostração de uma possibilidade no Passado:

"...If I Could, Then I Would..."

Porém ao invés de manter essa linha de pensamento (uma possibilidade no passado), ela vai para o futuro:

I'll Go Wherever You Will Go

A tradução literal seria algo como: Se eu pudesse, então eu iria, eu vou aonde você for. Como podemos ver essa 3 frase quebra o raciocínio da letra. Não faria mais sentido se ela chamasse "Wherever You Would've Gone"?

Em Inglês: If I could, then I would, I would've gone wherever you would've gone.

Em Português: Se eu pudesse, então eu iria, eu teria ido aonde você fosse

E aí, o que acham?

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
6 49 1.3k
Em português embaralha mesmo! Mas o contexto é o seguinte:

"...If I Could, Then I Would..."
Se eu pudesse, então eu iria

Primeiro que tudo é uma "conditional" daí o could-would, segundo ele quer dizer que "se pudesse" por que talvez ela não deixe (por não querer, não deixar, não permitir, etc).
O raciocínio da música só "quebra" ali, justamente por causa da "condição/ressalva" de que ele não pode (se eu pudesse) por motivos alheios à ele.

Depois ele fala algo que não é condicional, é a parte dele. Aqui ele não estabelece condições, ele está pronto pra ir, ele vai.
I'll go wherever you will go.
Irei aonde quer que você vá.

Essa segunda parte significa meio que uma oferta/um juramento/algo prometido a ela. Tal como outra bem frequente em músicas: "I´ll be there for you."
Também uma certeza, para o cantor, daí o uso de "will".
TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Show! Essa música é uma das mais clássicas para quem está praticando inglês usando esse recurso.
Excelentes dicas!
6 49 1.3k
Glad that you like it, Hermes. Welcome the English learner´s club, and to the singing club too.
:-)