Downburst - Tradução em português

Hello guys!

Estava traduzindo o texto abaixo e fiquei sem saber o significado de algumas palavras, procurei em dicionários online e nada. Gostaria da ajuda de vocês. Não consegui entender o significado de "downburst" e "outward".

"during very unstable weather conditions the downburst of cold air from aloft can hit the surface like a bomb, exploding outward like a giant squall line of wind and water."

Estou traduzindo muitos texto recentemente para aumentar o vocabulário, está dando certo, mas tem umas palavras que dão um trabalhinho bom para entender. :)

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
1 resposta
PPAULO 6 49 1.3k
Downburst - vento descendente muito forte, que se propaga horizontalmente, violentamente (intensamente). No mais das vezes associado às nuvens Cumulo-Nimbus.


http://www.sulinformacao.pt/2011/10/des ... eorologia/



OUTWARD
...explodindo para o (seu) exterior/para fora/para longe do local (onde o tal ar frio atingiu como um bomba); como uma linha gigante de ventania, cheia de vento e água (leia-se chuva, queda repentina de água etc)


isto é, os efeitos do "downburst" se irradiam pra longe (outwards).




========================================
outward (one of its definitions):

adv. (not gradable) away from a particular place or toward the outside.

Source: Cambridge Dict. of American English.