Tradução de frase "estive jogando futebol por..." em inglês

Olá pessoas,

Sou novo aqui no Forum e estou com uma dúvida que não consegui encontrar solução em outros tópicos. Gostaria de dizer que 'estive jogando futebol por três horas na segunda-feira passada', qual sentença é a correta:

1. I've been playing football for 3 hours last monday.
2. I was playing football for 3 hours last monday.

agradeço a atenção!!

Anúncio Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.

Iniciar Conversação
8 respostas
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Gaosilver,

Para dizermos 'estive jogando futebol por três horas na segunda-feira passada' em inglês, para mim, a forma mais natural seria: I played soccer for three hours last Monday. As formas sugeridas não me parecem naturais ou comuns, sem um maior contexto.

Bem Vindo Ao Fórum!
Daniel.S 1 2 7
Hi there!

1. I've been playing football for 3 hours last monday.
2. I was playing football for 3 hours last monday.

exemplo # 1

Não é comum utilizamos o present perfect continuous nesse tipo de situação quando estamos nos referindo ao passado. Podemos dizer:

I've been playing football for the last 3 hours (algo relacionado ao presente)

ou

Last monday, I played footbal for 3 hours. (passado)

exemplo # 2

Quanto ao uso do Past Continuous, podemos usá-lo juntamente ao Simple Past para demonstrar uma linearidade de eventos que ocorreram, por exemplo:

I was watching TV (past continuous) when dad arrived drunk (simples past), as usual.

I was playing computer games (past continuous) when Jake called me (simple past).

Ou ainda..

Podemos usar o Past Continuous na estrutura was / were + going to para nos referirmos a planos que possuíamos mas por alguma razão não se concretizaram.

Veja:

I was going to swim but then Maria invited me for dinner and we went to Vix restaurant.

We were going to Vix Restaurant but we gave up.
Gabi 1 1 15
o que ele poderia dizer é -

I had played football for three hours last Monday....

dependendo do resto to contexto

mas eu estou de acordo também com o

I played ....last Monday.
Daniel.S 1 2 7
Quanto ao uso do past perfect, vamos dar uma olhada em uma das formas que podemos utiliza-lo:

Imaginem que alguém te diz uma das duas frases abaixo agora (no exato momento):

I had lived in New York before I moved to Miami.

I had waited the bus for 3 hours before it showed up.

Podemos fazer o uso do past perfect para situar dois eventos no passado (um estando ainda mais no passado do que o outro).

Primeiramente eu morei em NY e depois mudei para miami

Primeiramente esperei durante 3 horas o ônibus e então ele deu sinal de vida (um ônibus?)
Ok, muito obrigado a todos pelas respostas. Estou estudando sozinho para o exame do Ielts, acredito que estarei sempre por aqui :D
Anúncio Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.

Iniciar Conversação
Henry Cunha 3 17 182
"Estive jogando..." me parece meio estranho...

Somebody enlighten me.
Flavia.lm 1 10 95
Henry Cunha escreveu:"Estive jogando..." me parece meio estranho...

Somebody enlighten me.
Bem observado, Henry.

O correto é "Joguei por três horas...", simple past, tanto em Pt como em En.
Daniel.S 1 2 7
Present Perfect se vc por exemplo acabou de fazer o ato e comenta com alguém Simple Past se você estiver por exemplo falando de algo que ocorreu ontem
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!