Tradução de "gathering"

Qual a melhor tradução para esta frase "when a poor man came in sight, gathering winter fuel"?
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Artful Dodger 4500 6 13 103
Não há contexto, mas eu traduziria para algo como:
(...) when a poor man came in sight, gathering winter fuel (...)
(...) quando um pobre homem foi avistado, juntando combustível para o inverno (...)

Possivelmente trata-se de um poema ou conto, onde um homem aparece do nada, recolhendo galhos para uma fogueira. Observe o uso elaborado e até poético do idioma.

Cheers!
Realmente trata-se de um poema. Tentei encaixar os significados de gather e "juntar/juntando" faz muito sentido. Minha dúvida é se eu posso usar "gathering" para "pedindo": "quando um pobre homem foi avistado,pedindo combustível para o inverno...". Obrigado.
Avatar do usuário Artful Dodger 4500 6 13 103
Estritamente, gather não pode ser traduzido como pedir; seu significado é esse de juntar, recolher ou acumular.

Entretanto, se para acumular esse material ele pede ajuda, existe uma ligação indireta. Observe que ele poderia reunir galhos para queimar no inverno sem pedir a ajuda de ninguém; isso, a meu ver, inviabiliza tal tradução (a não ser que mais à frente no poema fique claro que ele de fato solicitava auxílio).

Cheers!!
É, você tem razão, o pobre homem está colhendo material para lhe servir de combustível. Como você pode conferir na estrofe, não há nenhum indício de que ele tenha recebido ajuda externa. Existem outras dúvidas em relação outras palavas usadas no poema, inclusive nesta mesma estrofe, mas isso é assunto para uma próxima consulta... Grato mais uma vez.

Good King Wenceslas looked out
On the feast of Stephen
When the snow lay round about
Deep and crisp and even
Brightly shone the moon that night
Though the frost was cruel
When a poor man came in sight
Gath'ring winter fuel