Match against - Tradução em português

“Writing in the journal Royal Society Open Science, they matched these factors against where they ranked on the United Nations Human Development Index, which measures per-capita income, life expectancy at birth and the number of years its citizens spend in education.”

Usando o Google Tradutor eu vi que a tradução desse trecho era:

“Escrevendo no jornal Roal Society Open Science, eles compararam esses fator com os que classificaram no Índice de Desenvolvimento...”

Mas não entendi muito bem a parte em negrito. A estrutura correta não seria: “[...] matched against factor which Theo ranked on [...]”?

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
PPAULO 6 49 1.3k
“Escrevendo no períodico/na revista científica Royal Society Open Science, eles compararam (fazendo uma correspondência entre um dado e outro/uma tabela e outra) esses fatores em relação à como eles se classificavam/ (onde) eles se classificaram no Índice de Desenvolvimento, a qual mede renda per capita, expectativa de vida ao nascer e número de anos que seus habitantes gastam em educação...”

Match can be "relacionar/estabelecer relação". Aí em cima foi traduzido "comparar", mas tendo dois pares de dados para se estabelecer uma relação, algum tipo de correlação matemática entre um duas variáveis, no caso o fator de Índice de Desenvolvimento e o fato de um país ser comunista (não fala sobre socialista, do Oriente Médio, de alguns países asiáticos, etc). Se pode dizer qualquer coisa com os números.
PPAULO 6 49 1.3k
Só pra lembrar um dos usos de "match", apesar de não ser o mesmíssimo contexto acima, mas é relacionado. Dá uma lembrança.
No seguinte exercício, "match" mostra uma espécie de ache a relação entre A e B, uma coisa e outra.

Match the two parts of the sentences.

1. I'm wearing
2. We're drinking
3. She's making
4. He's reading
5. They're watching
6. You're playing

A) Basketball
B) A red skirt
C) A newspaper
D) Orange juice
E) A cartoon
F) Lunch