My best friend runs his own restaurant - Tradução em português

E se possível me digam se a frase está coerente ou se o certo seria: my best friend runes his own restaurant ( o certo seria com runs, runes, is run, running ou run?)

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
English,

Sim. Está certo.

My best friend runs his own restaurant.

Meu melhor amigo administra/cuida de seu próprio restaurante.
Obrigado, mas pode me explicar gramaticalmente o porquê de ser runs e não as outras opções?
Flavia.lm 1 10 100
English666 escreveu:Obrigado, mas pode me explicar gramaticalmente o porquê de ser runs e não as outras opções?
Veja a resposta para sua pergunta no seguinte link:
conjugacao-verbos-na-3-psoa-sing-t4869.html#p23495
Então, com base no link que você indicou, elaborei a seguinte resposta como justificativa:

"Os verbos do inglês que não conjugam no presente simples com o "s" no final são o verbo "to be", o verbo "have" e os verbos auxiliares modais: can, may, might, shall, should, must, etc... pois são verbos completamente irregulares."

Ficou certo né?

obs:Lembrando que essa justificativa é para decidir qual verbo seria o ideal a inserir na frase que mostrei antes, as opções era runs, runes, is run,running e run. Sendo que runs é a certa como já foi dito.
Flavia.lm 1 10 100
Acho q vc deveria focar na parte da msg que foca na regra para acréscimo do S, ES ou IES.

O Jerrydorien explicou que isso varia de acordo com o final dos verbos (S, SH, O, Y, etc), e diz que se não se encaixar na regra acrescenta-se somente S. É isso que vc tem que justificar para o uso de RUN --> RUNS.
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
Elaborei outra, achei mais objetiva.

" O verbo run não se encaixa em nenhuma das regras para conjugação no present simple na 3° pessoa do singular, sendo assim, acrescenta-se um "s" no final da palavra."

Não quis citar as regas pois aqui só tem duas linhas, ou seja, eles não devem estar pedindo algo grande.=s