Tradução de "Para quem ela perguntou sobre o seu..." em inglês

t@ta 15
Hi!

Ao passar a seguinte frase para o inglês, "Para quem ela perguntou sobre o seu amigo?" , onde devo posicionar a preposição?

Who for did she ask about her friend?
Who did she ask about her friend for????

Até onde sei é mais comum a proposição vir ao final, mas não soa muito estranho nesta sentença???

Tks
Cambly Brasil - Mensagem Patrocinada Faça uma Aula GRÁTIS de inglês com um professor de nativo e avalie se você é capaz de se comunicar com um estrangeiro. Consulte condições.

Começar agora!
16 respostas
Ordenar por: Votos

geninho
Como é engraçado e as vezes enigmática o uso correto das
preposições nas frases.
Deixo meu parabéns a todos auqeles que tem se esforçado para achar uma
solução na dúvida dos outros.
Principalmente a Flávia (curiosa, hein?)

Good Luck!

t@ta 15
Oi, Flávia!

Tbm dei uma geral nos dicionários, e em nenhum deles encontrei a possibilidade do ASK TO SB.

Thank you guys for helping me!

Donay Mendonça 62275 22 99 1511
Olá Henry,

Estava tentando argumentar a conclusão de que para o caso específico em "who did she ask about her friend?" não havia necessidade nem do uso de "to" e que "who" seria uma opção.Pude encontar uma "prova" disso em outro fórum com frases semelhantes em estrutura "Whom did you ask about it? = Who did you ask about it?".Quando digo que "Who did she ask?" é incompleta é devido ao fato de "ask" ter dois sentidos "perguntar" e "pedir":Who did you ask for help?/Who did you ask about?(A quem você pediu ajuda?/Sobre quem você perguntou?)

If you are in trouble,who do you ask for help?
Who can you ask about your medicines?

Valeu pela atenção!

Henry Cunha 10190 3 16 182
donay mendonça escreveu:Olá Pessoal,

Concordo com o Henry quanto ao uso de "whom" sem preposição,é possível sim.Mas a minha sugestão é a de que "who" sem preposição para o caso "Who did she ask about her friend?" é também válido,para isto basta imaginarmos a frase "who did she ask?" apesar de incompleta,e ter mais de um sentido ela nos faz enxergar a possibilidade de descartarmos "to".

Vejam:
Whom did you ask about it? = Who did you ask about it?

http://www.englishforums.com/English/Wh ... j/post.htm

Boa sorte!
Me parece haver uma certa confusão aqui. Primeiro, "whom" ou "who"? Decidindo-se por "whom" como a forma correta é fácil. Basta inverter a sentença:

Did you ask him about it?
You asked him about it.

"Whom" é a subtituição adequada para "him, her." Quando em dúvida, faça a inversão para facilitar a decisão qto a "whom" ou "who." N.B.: Estamos falando aqui do correto gramaticalmente; claro que no falar quase todo mundo diz "who."

Segundo, verbos como ask, tell, meet não necessitam da preposição nestes casos, para indicar uma ação desejada ou transcorrida:

I will ask him to come home. = Whom will I ask to come home?
I asked him to come home. = Whom did I ask to come home?
I met him on the way out. = Whom did I meet on the way out?
You told her to stop. = Whom did you tell to stop?

Em outros casos, a preposição aparece por necessidade:

I ask this question of all new applicants. = Of whom do I ask this question?
The question was posed to him yesterday. = To whom and when wsas the question posed?

Não sei se esses exemplos ajudam, ou complicam. Me parece que parte do problema aqui foi juntar questão de pronome e questão de necessidade (ou não) de preposição. Aguardo os comentários.

(Donay, a sentença "Who[m] did she ask?" é uma oração completa, não? Não entendi pq Vc pensou ela ser incompleta.)

Flavia.lm 4085 1 10 94
Eu gosto de tópicos que geram muitos comentários...
porque são neles que a gente discute as dúvidas mais à fundo...
e conseqüentemente, a gente aprende mais.

Acabei de ler tudo (sim, tudinho) sobre o verbo ask no Longman, Macmillan, Oxford e Cambridge (!). Obviamente eu não estava duvidando de ninguém, só precisava de mais conteúdo pra poder enfiar a informação de vez na minha cabeça.

Além de outras coisas importantes que aprendi, aqui vai a que mais se relaciona com a dúvida em questão:

(Macmillan)
Get It Right!: ask
The verb ask is never used with the preposition to. It takes a direct personal object, so you can:
▪ ask someone something
▪ ask someone what/where/why/how etc
✗ The speaker asks to the men how many children they have. WRONG
✓ The speaker asks the men how many children they have.
✗ It is an interesting question that every European should ask to himself. WRONG
✓ It is an interesting question that every European should ask himself.
✗ The women have to get permission, but no-one asks to the men where they are going. WRONG
✓ The women have to get permission, but no-one asks the men where they are going.

Valeu, pessoal!!!
English Experts - eBook Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!

Olá Pessoal,

Concordo com o Henry quanto ao uso de "whom" sem preposição,é possível sim.Mas a minha sugestão é a de que "who" sem preposição para o caso "Who did she ask about her friend?" é também válido,para isto basta imaginarmos a frase "who did she ask?" apesar de incompleta,e ter mais de um sentido ela nos faz enxergar a possibilidade de descartarmos "to".

Vejam:
Whom did you ask about it? = Who did you ask about it?

http://www.englishforums.com/English/Wh ... j/post.htm

Boa sorte!

Sérgio
ps.: intransitivo que eu digo é transitivo direto

Flavia.lm 4085 1 10 94
Henry Cunha escreveu:O correto, pessoal, é "Whom did she ask about her friend?"

:cry:

No "to"?

Henry Cunha 10190 3 16 182
O correto, pessoal, é "Whom did she ask about her friend?" Se "whom" parece "too stuffy," paciência, ou escreva de outra maneira: "Who was it that she asked about her friend?"

Regards

Sérgio
Hey there!
Nesse caso, não só ficaria melhor, mas o CORRETO é não usar a preposição "to", porque a combinação com o verbo ask também tem o sentido de pedir, o verbo ask é intransitivo quando tem o sentido de perguntar a alguém. ask me why..
ask sb to do sth > pedir que alguém faça algo
ask for sth > pedir algo
então, a meu ver, a melhor tradução seria "who did she ask about her friend"
hope it'll be useful..

Flavia.lm 4085 1 10 94
donay mendonça escreveu:
2)Who did she ask to (about her friend)?>>"To" me parece incomum neste caso.Não diria impossível,mas me parece "unusual".
hehe... sou curiosa, vc já deve ter percebido...

buscando por "who * to about * ?" no Google, achei algumas ocorrências de "Who can I talk to about this?", "Who has he talked to about his ideas?", "Who have you spoken to about it?" e outras do gênero. De fato, não encontrei nada com o "ask", o que afirma o que vc disse "não impossível, porém unusual".

;)

Olá Flávia,

Sim,concordo quanto ao uso de "to" da forma que você mencionou.O único caso que acredito ser opcional seria em "Who did she ask about her friend (to)?".E quanto a sugestão 2:

2)Who did she ask to (about her friend)?>>"To" me parece incomum neste caso.Não diria impossível,mas me parece "unusual".

Boa sorte!

Flavia.lm 4085 1 10 94
Correcting my previous message...

1) sua segunda opção: Who did she ask about her friend to?

teacher Donay, também pensei na possibilidade de omitir o to. Mas depois pensei que "ask someone" tem o sentido de "pedir para alguém", ex: Ask someone to help him --> ´não existe "to" após o ask. Porém, se vamos "perguntar para alguém", vejo que a preposição seja necessária sim: I asked about it to him, tanto na afirmativa como na negativa (por favor me corrija se eu estiver errada).

ah, e ainda aguardo comentário para a minha sugestão "2)".

thanks

t@ta 15
Olá, pessoal!

Obrigada pela ajuda!

Flávia, foi mal o deslize pela preposição... :oops:. Ah, confesso que adoro a sua mania de "complementar" as dúvidas... rsrsrs

Donay, vc sempre brilhante!!!!

Olá T@ta,

Sugestão:

Who did she ask about her friend (to)?
To whom did she ask about her friend?

*Vejo a preposição "to" como descartável nesse caso.Mas sei ela é necessária em casos como "They ask about you to other people."(Eles perguntam sobre você a outras pessoas.)

"Can a potential employer ask about you to other people that are not listed on your application?"(wiki.answers.com)

Boa sorte!

Flavia.lm 4085 1 10 94
Hi t@ta

First, a small correction:
Pedir alguma coisa: ask FOR something
Perguntar para alguém: ask TO someone

Uma boa opção para a sua frase é o uso do WHOM:
To whom did she ask about her friend?

Das suas opções usando o WHO, posso afirma que a primeira (who for) não está correta. Então temos:

1) sua segunda opção: Who did she ask about her friend for? --> sim, ficou estranho pq tem outra preposição no meio da frase, mas, aparententemente está correta. vamos aguardar confirmações.

2) Who did she ask to (about her friend)? --> colocar a preposição após o verbo. É uma sugestão minha... ficaria cabível, porém ainda não tenho certeza, pois o complemento da frase começa com outra preposição, então talvez não seja permitido...

E aí?!?! Qual (is) será que está (ão) corretas? T@ata, vou te contar um segredo... eu tenho mania de "complementar" as dúvidas do pessoal aqui do fórum... :D

Agora passo a palavra aos "mais" experts ;)

English Experts - eBook Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!