Uso de A e An nas palavras World e Humorous

Boa noite.

Como aprendi, usa-se o artigo "a" antes de palavras com sons consonantais.
Por exemplo: A book.
E emprega-se o artigo "an" antes de palavras com sons vocálicos.
Por exemplo: an apple.

Algumas palavras, no entanto, me deixam confusa.
Por exemplo, "world".
Por que dizemos "a world", se esta palavra é pronunciada com o som vocálico de "u"?
Por que "a humorous guy", se esta palavra é pronunciada com som de vogal?

Entendo que em uma conversa falada, usar a estrutura gramatical incorreta "an world" não atrapalharia a comunicação. O interlocutor me compreenderia. Mas sinto interesse em aprender da forma correta.

O emprego de "a" e "an" antes das letras H, W, Y e e U, no caso de University ainda me são incógnitas.

Obrigada.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
1 resposta
PPAULO 6 49 1.3k
Answering technically: "A" before a consonant letter.


If a syllable begins with Y or W, and the next letter represents a vowel, then Y or W almost certainly represents a consonant.
- See more at: http://www.quickanddirtytips.com/educat ... LGJjT.dpuf

============================================
Agora, foneticamente:

Entendo que em uma conversa falada, usar a estrutura gramatical incorreta "an world" não atrapalharia a comunicação.


Na verdade, para um ouvido acostumado com as palavras inglesas, atrapalha um pouco. Se fala "a uôuld", se fosse falar
''anuôuld" ficaria meio esquisito para eles, mais difícil de falar (contudo não impossível, como você bem disse).

======================================
Y, para eles é a consoante "uai".
============

É meio confuso pra quem não ouviu falar muito de fonética, mas é assim. Se acostumar e aceitar os sons e regras deles torna essa parte do inglês mais fácil. Já tentar aprender por analogia com os nossos sons em português dificulta um pouco.