Uso do advérbio ''Hitherto'' hoje em dia

Olá, li o livro Oliver Twist, escrito em 1838, e me deparei com o advérbio "hitherto" algumas vezes no decorrer da leitura.
Gostaria de saber se, atualmente, o uso desse advérbio é considerado antiquado, visto que nunca o vi sendo usado em nenhum outro texto fora o que citei.
Obrigada.

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Marcio_Farias 1 24 214
De fato, esse advérbio já anda de bengala há certo tempo, pois remonta a 1175, mas ainda o vemos por aí.

hitherto = até então.

Ex.:

A fact hitherto unknown = um fato até então/agora desconhecido
A hitherto unkown fact = idem
Mayo Clinic experiences with a hitherto unnamed disease = A Clínica Mayo faz experiências com uma doença sem nome até o presente momento/até o presente momento sem nome


Uma busca pela Internet deverá trazer-lhe mais exemplos.
Marcio_Farias 1 24 214
Veja mais exemplos com hitherto aqui no fórum.
Nos EUA, quase nunca ouvimos "hitherto" em conversação, mas lemos ainda nos artigos. Eu não sei se a palavra é mais comum no Reino Unido.

Adoro Oliver Twist especialmente a parte quando Dickens compara a vida como tira de bacon. :)
Obrigada pelas respostas.
Oliver Twist é realmente um ótimo livro.
Henry Cunha 3 18 190
Não é antiquado, vamos deixar claro. Faz parte da língua normal dos bons escritores.