Uso do ''Don't e do ''Even'' na música Just The Way You Are (Música de Bruno Mars)

Eu percebi que na música tem dois trechos que realmente me deixaram com dúvida no caso esses:

"And it's so, it's so sad to think that she don't see what I see

So don't even bother asking if you look okay

A minha primeira pergunta é:
Porque ele usou o "Don't no primeiro trecho mencionado invés de Doesn't, não seria "Sad to think that she Doesn't see what I see"?

A minha segunda pergunta é:
Dá pra reescrever o segundo trecho mencionado sem o "Even"?
Por exemplo: So don't bother asking if you look okay
Mas pra mim a frase fica meio estranha sem o "Even", eu sinto que se eu tirar o "Even", eu teria que dizer "Bother Yourself asking if you look okay" pra fazer sentido na minha cabeça, mas de qualquer maneira está certo dizer essa frase sem o "Even" ou não?

TIA

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
19 293
Resposta do Cinnamon está correta quanto a don't even vs don't.

Sobre don't vs doesn't na primeira frase, nao é questão de formal ou informal, ou licença poética. É muito comum ver uso de don't ao invés de doesn't em músicas quando o pronome usado é he/she/it, simplesmente porque se encaixa melhor na melodia e ritmo da música. Se voce usar doesn't nesse trecho vai ficar muito longo e o ritmo da música vai se perder, voce teria que pronunciar o "doesn't" de um ritmo diferente do resto do trecho e sairia totalmente fora do ritmo da música.
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
16 60 498
Quanto à primeira pergunta:
"And it's so, it's so sad to think that she don't see what I see."
"Don't" é informal aí, possível de ser usado mas bastante informal.
Na música é relativamente comum, mas é licença poética.
Procure o cássico "Evevy little thing she does is magic, everything she do just turns me on..."

Já a segunda você pode sim dizer:
"So don't bother asking if you look okay."
Então não se preocupe em perguntar se você está bem.

Mas usando o "even" temos:
"So don't even bother asking if you look okay."
Então nem (mesmo) se preocupe em perguntar se você está bem.

Então, há uma pequena diferença entre as frases.
19 293
Outro exemplo:

https://youtube.com/watch?v=JWA5hJl4Dv0

Tente cantar a parte do "but it don't matter" nessa música com doesn't. Fica bem claro que soa estranho e o ritmo da música sai do trilho.
16 60 498
Como o objetivo do forum é o esclarecimento da dúvida apresentada, e estou longe de querer ser o detentor das respostas, no caso em tela o que foi colocado pelo Leonardo96 reitera o que mencionei anteriormente, pois "aplicada à música" a licença poética existe quando em detrimento da norma culta (padrão), sem prejuízo do conteúdo que pode ser compreendido, aplicam-se estruturas que no caso da música possibilitam uma melhor melodia, a poesia da própria música, o que aliás foi minha resposta.
Gostaria de esclarecer que a não utilização da norma padrão, que no caso seria "does/doesn't" transfere-se a estrutura utilizada na música para um espectro mais informal da linguagem.
De acordo com o dicionário Houaiss, o termo “Licença Poética” é definido como a “liberdade de o escritor utilizar construções, prosódias, ortografias, sintaxes não conformes às regras, ao uso habitual, para atingir seus objetivos de expressão”. Está presente na literatura, música e também nas propagandas.

Por meio da licença poética, o artista ganha liberdade de expressão e se desprende da normatividade das regras gramaticais e/ou métricas, utilizando, entre outros recursos, versos irregulares, erros ortográficos e/ou gramaticais e rimas falsas. Assim, observa-se uma espécie de erro proposital, empregado para destacar determinado ponto da obra.
source Info Escola
Agora eu entendi, é como se fosse uma linguagem informal, que seria aplicada na música para dar o ritmo certo dela, e assim fazer com que a música chegue num sentido melhor aos ouvintes
Obrigado a todos por esclarecer isso!
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
19 293
Sim, Cinnamon. Tecnicamente pode ser considerado licença poética, mas é importante esclarecer o porque exatamente do uso de "doesn't" ao invés de "don't". Não é so questão do artista preferir certa estrutura gramática que é considerado errada porque ele tem essa permissão e porque quer cantar assim sem motivo específico.