Uso do termo "favela" em textos jornalísticos em inglês

mlm
"The use of torture by militias was detailed in a harrowing account in 2011 by Nilton Claudino, a former photographer for a Rio newspaper who was discovered with a reporter by a militia group while they were on an undercover assignment in Jardim Batan, a Rio favela. " - Fonte: nytimes

Sabemos, que o termo "slum" quer dizer favela, no próprio texto o autor cita esse termo. Porém durante o texto, a palavra "favela" aparece constantemente no lugar de "slum". Porque isso acontece?
Editado pela última vez por Alessandro em 26 Jan 2012, 11:09.
Razão: Ajuste

EBOOK VERBO GET Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu email. INICIAR TESTE
3 respostas
Donay Mendonça 22 107 1.6k
Mlm,

Muito interessante a pergunta! Olha, eu também tenho acompanhado o uso do termo "favela" por estrangeiros falantes do inglês. Em diversas ocasiões, principalmente quando vão escrever sobre o Brasil, usam tanto "slum" quanto "favela" nos textos.

Bom, voltando à pergunta, os motivos de usarem ''favela'' são dois, na minha opinião: o primeiro é o de evitar a repetição da palavra "slum", o segundo deve-se ao fato do termo brasileiro ter se popularizado por lá, ou seja, "favela" já está bastante incorporado ao vocabulário de alguns estrangeiros. O dicionário Macmillan já possui uma definição para "favela", o que reforça o que disse anteriormente.

Favela: a poor area of a town in Brazil where the houses are in very bad condition. - Macmillan

Talvez devido ao fato de tantas notícias negativas sobre as "favelas" terem repercutido mundialmente, o termo pegou de vez.

Bons estudos!
Henry Cunha 3 18 183
Sim, o inglês adota termos rapidamente, por ser a língua franca de tantas matérias e assuntos:

"Other terms that are often used interchangeably with "slum" include shanty town, favela, skid row, barrio, and ghetto although each of these may have a somewhat different meaning."

See http://en.wikipedia.org/wiki/Slum

Mesmo o uso disseminado de "slum" parece só ter ocorrido desde o meio do século 19, de acordo com essa fonte.
Alessandro (online) 3 11 91
Acabei de ouvir o entrevistador de Walter Salles utilizando termo "favela" no início da entrevista: