Vale a pena fazer curso de inglês "apenas" pelo diploma?

Olá pessoal!

Bom, primeiramente gostaria de pedir desculpas se já houver algum tópico com esta mesma pergunta no fórum, pois não encontrei nada parecido, e também por não ter certeza se esta seria a área mais correta para postar este tópico.
Como perguntei no título, gostaria de saber se vale a pena fazer um curso até o fim (no meu caso, Wizard), "só" pelo diploma. Pus entre aspas porque obviamente haverá algum aprendizado. A questão é que já faço o curso há uns dois anos (comecei já no módulo 7 pelo nivelamento, algo assim), mas não parece estar valendo a pena. A mensalidade é cara (pelo menos para as condições financeiras da minha família), o curso sempre toma parte preciosa do meu tempo e, sinceramente, parece que minha curva de aprendizado era bem maior antes de eu entrar no curso; afinal, sempre aprendia o que eu queria e quando queria, e mesmo assim não deixava de aprender coisas importantes. No curso, o que mais aprendo é relacionado ao vocabulário (já vou relativamente bem com a gramática); o curso é extremamente entediante e acaba fazendo com eu deixe de ter gosto pelo estudo do idioma (coisa que definitivamente não acontecia antes). Conversação não seria problema, já que tenho alguns amigos que falam inglês fluentemente.
Em resumo, não vejo vantagem alguma em continuar o curso. Minha mãe, que é quem paga as mensalidades, quer que eu faça até o fim para obter o diploma. Só não saí ainda porque até hoje não havia tomado a iniciativa de perguntar a alguém que entenda do assunto se o diploma tem realmente alguma relevância, ou se o simples fato de eu falar inglês fluentemente (além de ter TOEFL, IELTS, etc., é claro) já é suficiente.

Obrigado desde já! Até mais!

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
3 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Edjr,

Não é uma pergunta fácil de responder. Porém, há dois pontos a serem considerados: (1) você consegue realmente aprender mais e melhor sozinho? (2) mesmo achando que sozinho é melhor, vai manter a regularidade(sozinho) de estudar até estar fluente e conhecer o idioma de forma suficiente?


(1) se você tem meios de aprender mais e melhor fora de um curso regular, com pessoas para interagir, ouvindo nativos(online por exemplo) e praticando conversação até chegar a fluência, então, sim, pode optar por sair.

(2) se você vai manter a decisão de estudar sozinho regularmente até chegar ao nível adequado, então, sim, pode optar por sair.


O certificado é importante, porém, este mencionado não vai influenciar tanto no seu currículo no futuro. Você pode obter um certificado de maior credibilidade em outra ocasição, estudando menos tempo: por exemplo, curso de aperfeiçoamente(6 meses ou 1 ano) para alunos avançados em outra instituição.


Boa sorte!
Entendi, refletirei mais um pouco sobre o assunto.
Muito obrigado!
Concordo com o Donay. Acho que o mais importante é saber se você consegue seu objectivo sem o curso. Dependendo do seu nível, provavelmente consegue. Você é capaz de ver filmes e séries sem legendas e entender com considerável facilidade (digo considerável, porque o hábito também conta para esta equação) ?

Sente-se a vontade para ler em inglês?

são perguntas que podem te ajudar a responder. Para certificados, você pode fazer uma prova tipo o CAE, que te certifica, e de certeza que pesará menos no bolso, do que continuar com um curso.