Vale a pena fazer intercâmbio com duração de 3 meses?

Bom galera, é a seguinte: será que vale a pena fazer um intercambio por apenas tres meses? Acho que com certeza voce deve ter uma grande melhora no ingles, mas minha intencao era voltar de la com um ingles FLUENTE. Tipo, eu ja completei o curso regular a um bom tempo e desde entao estou num nivel que se chama high level, que na verdade é conversacao e exercicios para os exames de proeficiencia. Contando todo esse tempo fazendo aula, deve dar no total uns 10 anos.. Posso dizer que meu ingles é bem bom, mas ainda nao é fluente.. As vezes travo na hora de falar algo, falta um pouco de vocabulario, as vzs rola uns errinhos de gramatica, preposicao tb tem hora que da mta duvida e etc.. E acho que isso so vou pegar mesmo num intercambio pq percebo que desde que entrei no high level eu quase nao evoluo mais..

Entao, será que vale a pena esse programa de intercambio de 3 meses? Porque pra mim seria melhor pq rolaria de fazer na epoca de ferias Dez/Jan/Fev. Mas como eu falei, queria voltar de la com um ingles mto bom, de forma que eu pudesse dizer profissionalmente que sou fluente em ingles, e entao comecei a pensar na possibilidade de ir pra la e ficar 6 meses tambem.

No intercambio de 6 meses, eu teria 2 opcoes: trancar a facul ou fazer um periodo la.. Mas pra fazer o periodo parece meio burocratico, pelo que pesquisei, a primeira coisa que vao pedir é TOEFL e eu nao tenho, apesar de que acho que consiguiria um score aceitavel.. Dai teria que ver tambem questao de creditos, se uma faculdade iria aceitar as materias da outra e etc.. Essa opcao de cursar um periodo la fora com certeza seria a ideal para o que eu estou pensando, mas por toda essa burocracia, eu nao sei se vai rolar..

Entao, meio que resumindo, se nao rolar de ir pra cursar o periodo da facul, o que vcs acham que seria melhor no meu caso? Ir pra la nas ferias e ficar 3 meses, ou trancar a facul e ficar la por 6 meses? Quero voltar com ingles mto bom, entao tenho medo de ficar 3 meses la e nao evoluir tanto, ai vou sentir que o intercambio nao valeu muito a pena... Me deem a opiniao ai!!

E se alguem fizer faculdade no exterior ou souber como funciona o esquema de admissao pra intercambio, por favor me de uma luz do quao dificil seria conseguir isso.. Porque com certeza seria o melhor, ia ser top fazer facul fora! hahaha Abraco galera!

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
4 respostas
Ordenar por: Data
Acho que valeria a pena vc fazer o intercâmbio de seis meses porque seria menos corrido.
no meu conceito, fluente só é o nativo. Acredito que toda a forma de intercambio eh proveitosa, uns mais que os outros. Tem muita gente que faz um mes, na minha sala tem muitos europeus que soh ficam um mês.
Se voce tem ingles avançado, voce vai conseguir agregar bastante vocabulario alem de conseguir falar mais rapido.
Eu acredito que vale a pena seim tudo depende de vc. Quanto mais vc se comunicar mais rapido vcaprender e so n ter vergonha falar e falar bastante sem medo. Bom aqui nos States as pessoas realmente nao dao tanta importancia contanto que vc consiga se comunicar e ae conversando vc ouve como eles falam e vai se ligando no quetafalando errado e se corrigindo. Outra coisa tb e vc ir pra escola estuda e depois sai da uma volta e tenta praticar uma das aulas que aprendeu. Bom eu totalmente recomendo sim tres meses e melhor que um ;)
Então Tenaglia,

Acho que essa questão de duração do intercâmbio é muito relativa.
Depende de como você irá se aplicar lá seja qual for o período. Tente viver a vida o mais próximo possível de uma pessoa nativa do lugar pra onde você irá ficar.
Acho que só depende de você saber se valerá a pena ou não.

;)