sempre fui bastante contra os tais cursos de inglês longos, de 5 anos ou mais...acho bastante contraproducente
Olá,
Eu sou contra a pressa...Já dei bastante testemunho aqui no fórum sobre a minha longa trajetória nos estudos de inglês. Tive aula de inglês na escola a partir da 5ª série, fiz 5 anos de Fisk, tive aulas com material de Oxford no colégio, embalei o final do curso da Fisk com um ano de curso de conversação, estudei espanhol, depois fiz um módulo de inglês no Cel Lep, um ano de aula particular de business English, depois os três MACs + três CPEs + preparatório para exame de Cambridge (total de três anos e meio) na Cultura Inglesa, e um mês de intercâmbio na Califórnia. E eu acompanho alguns canais de aulas no Youtube e no Itunes, leio livros e sites de notícias em inglês, faço cursos online da minha área de formação também em inglês, estudo muito por conta própria com livros indicados por colegas e ex-professores, auxilio colegas e dou as caras de vez em quando aqui no fórum... A brincadeira começou na 5ª série e já dura vinte anos. Eu não sou professora de inglês, nem tradutora, e o idioma me ajudou na minha profissão mas eu teria sobrevivido sem ele. Eu só me dediquei de verdade ao inglês porque fui bem orientada no início dos estudos (leia-se: em meus cinco anos de estudo aprofundado e detalhado, ainda na adolescência, quando eu tinha mais tempo pra me dedicar). O que mais eu vi nestes últimos vinte anos foram colegas abandonando cursos, ou tendo que recorrer à ajuda de colegas já durante a vida profissional pra “relembrar” o inglês que tinha estudado lááá atrás e que já não lembrava mais. Não basta tem um certificado de curso concluído, é preciso ter manutenção contínua.