Grupo de estudo preparatório - FCE

Olá! Uma das minhas metas para este ano é me preparar para o FCE. Porém, não estou interessada em fazer um curso preparatório em nenhuma escola. Quero estudar em casa mesmo.

Confesso que estou cheia de dúvidas, Não sei nem por onde começar. Por enquanto estou em busca de livros para me ajudar nos estudos.

Sei que muitos já passaram por esta preparação. Então, gostaria de saber se podem compartilhar algum tipo de plano de estudo, indicar materiais, etc.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
15 respostas
Ordenar por: Data
Estamos na mesma, Lucimara!
Para estudar gramática tenho usado o livro "Grammar in Use" da universidade de Cambridge mesmo, mas estou a procura de outras indicações.
Olá Luciamara e Nah,

Dê uma olhada nesses sites: english-test e examenglish.
Não sei se eles tem alguma parte sobre o FCE, mas tem sobre outros testes como o TOEIC, TOEFL, IELTS, etc o que pode ser útil, porque, talvez, te deem uma noção do FCE, nem que seja para testar sua psicologia, agilidade, etc. (eles tem marcadores de tempo).

Espero ter ajudado ;)
Miguel
Hi everyone! How you doing?

Vocês viram que no site da própria Cambridge eles disponibilizam um material de estudo pra download?

Ref. cambridgeenglish (Dá uma base de como é a prova...)

Alguém já marcou a prova?

Vamos nos ajudar!
Um grande abraço.
Oi eu tenho uma dúvida
Esse teste pode ser feito mais de uma vez ?
Li que o exame é vitalício mas se eu quiser uma nota melhor depois é possível?
Help me please
Eu também estou na mesma ... fiz o curso preparatorio nesse primeiro semestre de 2013... tenho o livro "CAMBRIDGE OBJECTIVE FIRST CERTIFICATE second edition" ele parece ser muito bom ... sai do curso porque achei ele muito fraco , preferi estudar em casa mesmo. Eu baixei o cd dele pela internet e vou estudando por aqui mesmo, vendo post pra começar a me aprimorar no ingles , pq a prova do fce é muito complicadinha, ela é vitalicia sim porem pra passar voce precisa ter mais de 60% da prova correta... ela custa em torno de 250 dolares ela tem um rigoroso patrao de aplicação e correção ... mas vamos la ... qro ter esse certificado
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Ancrispa 9 55
Gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas que li de professores para ajudar na preparação do exame do FCE:

1) ter um caderno de vocabulário, inclusive com as word families, para ajudar na fixação do vocabulário. Por example: deep (adj), depth (noun), deepen (verb). Também anotar as collocations. Por exemplo: verbos que você pode usar com o adjetivo confused:
appear,be, feel, look, seem .... advérbios que você pode usar : completely,totally confused.... e assim por diante.

2) ler todo dia em inglês. Jornais, revistas na internet vão ajudar no desenvolvimento de vocabulário e fluência no idioma.

3) escutar rádio em inglês na internet como a BBC radio para se acostumar com o inglês britânico.

4)dedicação é muito importante e material adequado também. Existem muitos livros para se preparar para o FCE:

spotlight on FCE, first certificate gold plus coursebook, ready for fce.... (coursebooks)

Grammar books: grammar and vocabulary for fce (longman), first certificate language practice (macmillan), grammar for first certificate (cambridge)...

Vocabulary : first certicate vocabulary (cambridge), first vocabulary organiser....

5) estudar phrasal verbs e idioms .
Espero ter ajudado
Ana
Eu comecei recentemente e o primeiro passo foi escolher qual livro.

Seguindo as dicas do fórum, escolhi o FCE GOLD PLUS COURSEBOOK da editora Pearson Longman. Custa cerca de R$ 160,00.

O ponto negativo é a falta de respostas pra checar os exercícios, isso me incomodou e consegui o FCE GOLD PLUS TEACHER'S BOOK onde tem as respostas.

Me ajudou muito, pra quem estuda sozinho e sem acompanhamento, não ter as respostas pode fazer com que você adquira vícios errados e não perceba o que errou.

Abs.
Ancrispa 9 55
Também estou usando este livro. O único livro que vem com resposta é o Ready for FCE (Macmillan).

Acho que o livro Gold é muito bom mas não é completo. È necessário também uma boa gramática e um bom livro de vocabulário para complementar os estudos.

No mercado há muitos livros para o FCE. Gostaria de te indicar a gramática da Macmillan (capa roxa) o nome é:
"First Certificate Language Practice" with Key. Custa uns R$ 101,40 na livraria cultura.

Acho que é a opção mais barata e o livro tem gramática e vocabulário. Só a gramática da Cambridge "Grammar for first certificate" with Key custa R$166,00 e não tem vocabulário. Você tem que comprar o outro livro "Vocabulary for First certificate" que custa uns R$131,00. Existe a versão sem resposta que custa um pouco mais barato. Mas não vale a pena comprar um livro desses sem resposta.

Eu tenho a versão antiga desta gramática da Macmillan ( a nova vem com um cd-rom). Acho que pelo preço e conteúdo é uma boa opção.

Boa sorte nos estudos
Ana
O site flo-joe.co também é ótimo para estudar para os exames da Cambridge. Nesse site, há exercícios que são parecidos com os "papers" que têm no FCE.

Conforme mencionado acima, manter um caderno para anotar "word formation" e as palavras da mesma família (substantivo, verbo, adjetivo, sinonimos e antônimos) ajuda muitooo!

Na minha opinião, a parte mais difícil, para quem estuda por conta própria, é o speaking porque a maioria das vezes não se tem com quem treinar. Quando eu fiz o curso preparatório para o FCE, os professores falavam para procurar fotografias em revistas, jornais, etc e comparar e contrastar as figuras (por exemplo, uma foto de uma cidade e outra de uma praia). Você pode tentar explicar as diferenças e as similaridades das duas fotos, que é o mais importante. Você pode cronometrar 1 minuto.

Tente, também, inventar duas perguntas sobre as fotos (por exemplo, em quais dos dois lugares mostrados nas fotos você acha que alguém preferiria viver?), pois sempre os examinadores irão fazer perguntas para que você também as responda dentro do minuto que lhe é dado para comentar sobre as fotos. Eu fiz isso com colegas de classe e foi muito útil.

Como todas as partes têm o tempo certo para serem feitas, é bom entrar no site da Cambridge (já mencionado por outras pessoas acima), verificar os mock tests (simulados) que têm lá e tentar entender como elas são e o tempo que você tem para realizar cada uma. Na minha opinião, o teste em si não é dificil. O que é mais complicado é o tempo cronometrado que temos.
tata11 escreveu: 03 Set 2013, 19:10 Eu também estou na mesma ... Fiz o curso preparatorio nesse primeiro semestre de 2013... Tenho o livro "CAMBRIDGE OBJECTIVE FIRST CERTIFICATE second edition" ele parece ser muito bom ... Sai do curso porque achei ele muito fraco, preferi estudar em casa mesmo. Eu baixei o cd dele pela internet e vou estudando por aqui mesmo, vendo post pra começar a me aprimorar no ingles, pq a prova do fce é muito complicadinha, ela é vitalicia sim porem pra passar voce precisa ter mais de 60% da prova correta... Ela custa em torno de 250 dolares ela tem um rigoroso patrao de aplicação e correção ... Mas vamos la ... Qro ter esse certificado
Eu gostaria de saber se o livro CAMBRIDGE OBJECTIVE FIRST CERTIFICATE têm as explicações de gramática, e outros pontos, ou só provas aplicadas anteriormente. Eu também estou me preparando para o FCE e gostaria de obter uma ajuda. Estou pensando também em obter uma ajuda com professor ou professora particular. Alguém conhece?
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Raquel Bast escreveu: 28 Ago 2020, 07:42 Eu gostaria de saber se o livro CAMBRIDGE OBJECTIVE FIRST CERTIFICATE têm as explicações de gramática, e outros pontos, ou só provas aplicadas anteriormente. Eu também estou me preparando para o FCE e gostaria de obter uma ajuda. Estou pensando também em obter uma ajuda com professor ou professora particular. Alguém conhece?
Oi Raquel, estou estudando sozinho para a prova e tenho usado o First Four Practices Tests da Collins. Ele é muito bom para praticar fazendo testes. Também dá dicas de como estudar conforme nossos pontos fracos - o que pode ser aferido pela comparação com o gabarito que vem no livro.

Eu vinha fazendo um curso desses de conversação onlkne, mas percebi que ele não ajudava tanto pois não é focado na prova. É difícil achar algum cursinho que tenha foco nesta prova. Comercialmente não parece viável. Enfim, se quiser trocar dicas, estou aqui.
Alexscastro escreveu: 11 Set 2020, 00:55 Oi Raquel, estou estudando sozinho para a prova e tenho usado o First Four Practices Tests da Collins. Ele é muito bom para praticar fazendo testes. Também dá dicas de como estudar conforme nossos pontos fracos - o que pode ser aferido pela comparação com o gabarito que vem no livro.

Eu vinha fazendo um curso desses de conversação onlkne, mas percebi que ele não ajudava tanto pois não é focado na prova. É difícil achar algum cursinho que tenha foco nesta prova. Comercialmente não parece viável. Enfim, se quiser trocar dicas, estou aqui.
Obrigada pelas dicas, Alex. Você tem razão...parece que comercialmente não é viável. Você também irá fazer o exame de Cambridge, o FCE?
Pessoal, fiz o exame B2 First - FCE em dezembro de 2020 e me saí relativamente bem. Então se alguém quiser perguntar algo sobre o exame ou preparação, fiquem à vontade que respondo aqui. Abraço!
Bom dia, li sua mensagem sobre o FCE, na época você encontrou algum professor, curso ou material bom?
Você prestou o FCE?
Pode me dar algumas dicas?
Então, Damis, tem muito material bom na internet para estudo. Para simulados da prova além de um disponível no próprio site de Cambridge, usei o livro Cambridge English: First da Collins. A primeira dica prática que eu daria é você realizar um simulado mesmo antes de estudar para ter uma noção da prova e quanto falta para você chegar no nível deles. Aí você tem uma ideia do tempo necessário de estudo e dedicação.

Qual das 4 habilidades você precisa melhorar mais ? Está atrás de algo específico para evoluir para que eu possa dar dicas mais precisas? A primeira coisa que eu faria é ler o handbook do exame para entender tudo sobre a estrutura dele e fazer um teste para saber se estou próximo do nível do teste. Aqui nesses links tem alguns testes para fazer:

Ref. cambridgeenglish

Ref. bbc.co