Knock sideways: O que significa isso?

1
Alguém pode sugerir uma tradução para: "knocked sideways" na frase "Relief slammed over him like a barrel knocked sideways".

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
6 49 1.3k
In addition to the always well-informed, terrific and much-needed comments, here goes my two cents worth:

As pointed out something knocked sideways would be "derrubado, caindo de lado" (pense num cone, e você num carro, pode passar por cima 'direto' ou sem querer pegar de raspão ou 'fininho' [lateralmente] e derrubá-lo).
This is how he felt, during the traffic accident. His vehicle was knocked sideways and he had a struggle to keep it sideways and manage to drive it off the road.
Source: Cognitive-Behavioral Therapy for Anxiety Disorders: Mastering Clinical
By Gillian Butler, Melanie Fennell, Ann Hackmann.
That is, "...seu veículo foi atingido lateralmente e ele teve que lutar para mantê-lo (indo) na direção oposta à da batida e conseguir guiá-lo para fora da estrada." [guiá-lo = dirigí-lo, etc]
Na verdade aqui o carro toma uma direção 'atravessada' aqui, o motorista luta pra não dar 360 graus, ele deve ter dirigido na nova direção até sair da estrada, mas já do outro lado.

In both cases, we are likely to get startled by the event, mainly in the second case, anyway both are unexpected, unable to believe it.
Here enters Collins (the dictionary) that describes "be knocked sideways" If you are knocked sideways by something, it makes you feel very surprised, confused, or upset.

Relief slammed over him like a barrel knocked sideways.
Um grande alívio tomou conta dele (se abateu sobre ele/'inundou' as suas emoções) surpreendendo-o.
Um grande alívio tomou conta dele de uma forma surpreendente (ou até 'inesperada' mas com um componente de 'surpreendente').
Um grande alívio tomou conta dele, tomando-o de surpresa.

I hope it helps.
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
6 26 454
tick away or tick by
[nominalized verb]
>> passar [tempo; minutos]

1) The SS men had stopped dragging chairs across the floor to watch each excruciating second tick by.
>> (1) Os homens da SS pararam de arrastar as cadeiras pelo chão para observar cada minuto excruciante passar.
>> (2) Os homens da SS pararam de arrastar as cadeiras pelo piso para observar cada momento doloroso passar.

2) Relief slammed over him like a barrel knocked sideways.
>> O alívio se abateu sobre ele como um barril jogado / lançado para o lado.

REFERENCES:
(1) CIESIELSKI, J'nell. The Socialite. Thomas Nelson Publisher. Harper Collins Association. 2020. Pages 116-118.
(2) Pearson Education. Longman dictionary. 2004.
1
PPaulo, agradeço resposta tão detalhada. Eu tinha entendido a tradução de "knocked sideways", mas não estava vendo sentido nenhum na frase "sentir alivio como um 'barril jogado para o lado'" rsrs Agora, com a sua explicação, compreendi que é preciso traduzir a frase levando em conta o significado figurado da expressão. Obrigada.
6 49 1.3k
Obrigado Dekka, eu devo admitir que minha contribuição 'pegou carona' na contribuição dos outros, elas foram precursoras para o meu raciocínio, meu ponto de partida e mais tarde 'os grampos' deixados pelo alpinista precursor.
Obrigado pelo retorno (se achar mais bonito - feedback) :-)
Assim, divido esse obrigado com todos que fazem acontecer. 'by the way', muito boa pergunta essa sua, sério, eu não lembro ter encontrado essa expressão antes! Era uma pegadinha né!
:-)
1
Na verdade, Paulo, a autora desse livro vive criando frases, a meu ver, estranhas... Mistura expressões mais usadas pelos britânicos, principalmente pelos escoceses, pois os personagens são dessa região... Eu não tenho familiaridade nenhuma com elas também...
Por isso estou perguntando várias coisas aqui pra vcs... Agradeço muito a ajuda.
TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
6 49 1.3k
Tava brincando aqui, sinta-se à vontade, é bom que eu aprendo também. :-)