"What are you doing?" VS "What have you been up to?"

"What are you doing?" VS "What have you been up to?"
What's the difference between those two sentences? For me both means exactly the same.

PS: I already know that "up to" can also mean "aprontar". But I'm not asking this question in terms of this meaning, but the normal meaning.

Thank you in advance.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
5 respostas
  Resposta mais votada
1 2 23
What have you been up to really means "What have you been doing lately?, or Any thing new in your life? among many other things"
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
3 18 191
Primeiro, uma pequena anotação: "For (To) me, [they] both mean the same thing." (verbo no plural, certo?)

Certamente essas frases podem ser usadas com intenções idênticas, dependendo da situação. Mas, se você,por exemplo, se encontra com um conhecido depois de muito tempo, e quer perguntar o que ele tem feito, "what have you been up to?" seria a mais adequada.

Até tom de voz influi no significado. Acho que não há meio certo de discernir aqui totalmente as possibilidades de uso. Vamos aprendendo isso com o tempo.

Regards,
Entendi, então tudo depende do contexto! Vlw Henry!

E obrigado também por corrigir meu "means" ! Sempre que eu escrever algo errado e vc detectar, por favor, me corrija !! ;)

Abraços.
24 131 1.7k
Olá Tiago,

Um complemento:

"What have you been up to?" é mais específica do que "what are you doing?". Vejo "what are you doing?" como uma expressão livre, aberta a vários contextos.

Bons estudos.
Hi, people. Acredito que o segundo caso é mais bem colocado quando vc reencontra alguém que não via há bastante tempo. O primeiro caso parece algo para se utilizar entre pessoas que vc tem contato mais frequente.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE