Whom: Quando utilizar

Quando eu devo usar o pronome whom ?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
9 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Ghusta,

Depois de uma preposição.Veja:

Ex:She´s the woman with whom I spoke.(Ela é a mulher com a qual eu falei.)
Ex:They said he´s the teacher for whom we´ll work.(Disseram que ele é o professor para o qual iremos trabalhar.)

God bless you!
Great!!!
I had the same doubt!
Thanks!
ernando 2
Isn't there any other situation in which "whom" could show up?
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Ernando,

Mais exemplos:

Do Macmillan:

To whom[com quem] did you speak?
They say that Marlowe was murdered. By whom?[por quem?]
Esse termo WHOM é novo pra mim. Em 3 anos de cursos de ingles nunca haviam comentado algo sobre. É algo que se aprender em niveis mais avançados? Não parece ser...
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Fabio,

De certa forma, "whom" é um termo que muitos(eu por exemplo) reservam para depois - quando você já tem um conhecimento do básico. Talvez seja por isso que não tenha visto. Mas, não precisa esperar tanto: 3 anos. Neste caso, já é exagero, ou seja, esperaram demais.
"To whom[com quem] did you speak"???

the right is "whom did you speak to?",isn't it?
Donay Mendonça 23 127 1.7k
William,

"To whom..." é uma forma mais aceita hoje em dia, apesar de formal. A forma "whom...to?" não está incorreta, porém, há quem a desconheça ou não aceite.
ernando escreveu:Isn't there any other situation in which "whom" could show up?
]

WHO E WHOM, são um bom exemplo de uma coisa que nas línguas modernas ocidentais está completamente diluído: declinações.

nomeadamente, WHO deverá ser usado como sujeito ou predicativo do sujeito (WHO Is Robert? [Sujeito] Robert is the one WHO teaches me english [Predicativo do Sujeito]), e o WHOM será utilizado como objecto directo "He's the one WHOM I'm talking with"