Will/Going to in interrogative sentences

Hello,

Tenho duvidas em quando usar o WILL/GOING TO in interrogative sentences.

O WILL é utilizado quando não se tem certeza que alguma coisa irá acontecer no futuro. O GOING TO é utilizado quando se tem certeza que alguma coisa vai acontecer no futuro ou foi planejado anteriormente.

Exemplo:

Se eu pergunto a uma pessoa: "Are you going to the cinema tonight?". Eu não estou certo se essa pessoa irá ao cinema ou não, pois é uma pergunta e perguntas são feitas quando se tem dúvidas. Não seria o caso de se utilizar o WILL instead of GOING TO.

Se eu falo para alguém: "I´m going to the cinema tonight?". I´m absolutelly sure that I´M GOING TO the cinema. But if I ask to somebody: "Are you going to the cinema tonight?". I´m not sure wheater the person WILL go to the cinema or not. Because It´s a question.

Gostaria de saber em qual o contexto seria utilizado o WILL or GOING TO.

Thanks.

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Autor
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá LucNic,

Na verdade estas duas estruturas podem ter o mesmo sentido dependendo do contexto.Não há unanimidade por parte dos gramáticos.

Exemplos práticos:

a)I´ll drop by to see her.(Vou lá ver ela.)...Significa que decidi na hora que falei.
b)I`m going to drop by to see her.(Vou lá ver ela.)...Significa que já tava meio que planejado na hora que falei.

c)Will you drop by to see her?(Você vai lá ver ela?)...A pessoa quer saber se vai ou não pelas circunstâncias daquele momento.

d)Are you going to drop by to see her?(Você vai lá ver ela?)...A pessoa quer saber devido ao fato de que possivelmente já estava planejado,perguntou para confirmar.

Best wishes!
Thank you very much donay...

Now my doubts are gonne.

see ya...