Woke significa desconstruído?

Pessoal, woke, nos dias de hoje, significa desconstruído(a)? Ou existe(m) outro(s) significado(s)? Por favor, exemplos de frases em inglês e a versão traduzida embaixo.

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
  Verificado por especialistas
2 22 127
From this article: Em inglês, o termo “woke” (que também significa “acordado”) tem um sentido parecido com o nosso “desconstruído” e tornou-se popular entre os mais jovens. Na definição do dicionário Merriam-Webster, ser “woke” significa “estar consciente e ativamente atento a determinados fatos e problemas (especialmente em relação a questões raciais e de justiça social)”.
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
23 127 1.7k
Em inglês informal, bastante informal, woke significa stupid.

Ex.: He's so woke. [Ele é tão bobo.]

Normalmente, woke (acordou) é o passado de wake (acordar).

The sound of children shouting woke me. [O som de crianças gritando me acordou.]
I woke up late for work this morning. [Eu acordei tarde para o trabalho hoje de manhã.]

Bons estudos.
2 16 113
Woke é um termo normalmente utilizado de uma maneira pejorativa por certos grupos para se referir a pessoas ou coisas que, de acordo com eles, se esforçam excessivamente para serem politicamente corretas. Não vejo ninguém utilizar a palavra de modo positivo ou não irônico.

E é o passado de wake, claro!
2 22 127
It used to be a more positive or neutral word to describe awareness of social justice issues - it's apparently been in use since the 1960s and earlier - but recently, in the last few years or so, it has become a common pejorative among right-leaning pundits and right-aligned media generally.

There have been many opinion pieces written about it, as there are too many bored journalists out there apparently: