[ in' ] x [ ing ]: talkin' x talking, livin' x living, etc

Fiquei em duvida se isso é uma giria ou um regra de contração.
cheguei a conclusão que o ' é usado mais do que imaginamos com o objetivo de suprimir uma letra como já é conhecido no caso de,
Doesn't don't wouldn't e por ai vai. a duvida agora é, posso usar isso quando quiser? qual regra ou a limitação.

3 respostas
Donay Mendonça 23 108 1.6k
Rodrigo,

Este assunto foi respondido aqui umas duas ou três vezes. Mas como não encontrei, vamos à resposta novamente. Neste caso específico de (talkin'), trata-se de linguagem informal/incorreta, típica de músicas, filmes e coisas do tipo. Normalmente em linguagem padrão, usamos "ing" - (talking) e não (talkin'), (going) e não (goin'), (living) e não (livin').

As contrações com [ ' ] são mais comuns em linguagem falada. Você pode usar desde que tenha noção da impressão que vai estar passando com isso: mais coloquial, informal, às vezes é incorreto mas é usado, etc.
Entendi.
Muito obrigado Donay.
Só um pequeno complemento ao que o Donay disse. Essas contracções são utilizadas também para corresponder à oralidade. Certos sotaques, têm a tendência para para ter um som mais curto no fim dos "ing" e, isso é representado graficamente desta maneira. Naturalmente, eles não escrevem desta maneira (pelo menos não no que diz respeito à norma culta), mas se um escritor quiser demarcar essas diferenças, este é um artifício ao qual ele pode (e, provavelmente, irá utilizar).