Gerador de Símbolos Fonéticos + Dicas de Pronúncia

De forma geral, os símbolos fonéticos são sinais que representam de forma escrita os sons das línguas. Eles são muito importantes no aprendizado de um idioma, é uma pena que são poucos aqueles que se dedicam a aprendê-los e utilizá-los. Eu já disse aqui a minha pronúncia evoluiu incrivelmente depois que fiz um curso chamado Ship or Sheep da Ann Baker. Isso foi no início do ano passado, na verdade, Ship or Sheep é um livro muito famoso adotado por diversas escolas de idiomas. Na época tentei introduzir o conceito de símbolos fonéticos nas dicas, porém não encontrei uma forma fácil de gerá-los e acabei desistindo da ideia.

Hoje gostaria de anunciar uma nova ferramenta para professores e estudantes, o gerador de símbolos fonéticos. Adianto que de agora em diante, vou utilizar este recurso em muitas dicas, portanto recomendo fortemente que você leitor, procure entender pelo menos os conceitos básicos, comece pelo artigo “glossário de fonética“.

Gerador de simbolos fonéticos

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Não se preocupe, não é necessário fazer nenhum curso, basta acompanhar os artigos aqui, você vai aprender aos poucos como pronunciar as palavras por conta própria, apenas com a ajuda de um dicionário.

Veja só que interessante. Qual a diferença na pronuncia das palavras abaixo?

I (eu) / eye (olho)
meat (alimento) / meet (encontro)
two (dois) / too (também)

Simples, elas possuem exatamente a mesma pronúncia. Como seu sei disso? Basta conferir os símbolos fonéticos de cada uma.

I / eye = /aɪ/
meat / meet = /mi:t/
two / too = /tu:/

É por isso que no inglês é importante prestar atenção no contexto em que a palavra é dita.

Acabei de lembrar de um antigo professor que estava se preparando para uma viagem aos EUA, ele me disse que uma das palavras mais difíceis de pronunciar no inglês era world. Na época eu acabei a aceitando a sua afirmação, mas hoje eu daria a seguinte dica:

A pronúncia de world é fácil, basta você juntar 2 palavras que todo mundo domina were + old. Veja abaixo:

world /wɜ:rld/ = were /wər/ + old /əʊld/

Espero que tenham gostado da novidade do /ˈɪŋglɪʃ/ /ˈekspɜ:rts/

Aguardo comentários!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 24 comentários