Homeschooling: uma prática americana que vem ganhando adeptos no Brasil

Homeschooling: uma prática americana que vem ganhando adeptos no Brasil

Hey you, how are you doing? Você sabia que nos Estados Unidos e alguns países da Europa, frequentar a escola não é obrigatório? Já ouviu falar no homeschooling? Então coloca sua roupa rosa (because on Wednesdays we wear pink #meangirls), escreva o nome das inimigas no Livro do Arraso, para de falar “barro” porque essa gíria não vai pegar, começa a ensaiar Jingle Bell Rock e VEM COMIGO!

Recentemente, por indicação de uma leitora do English Experts, assisti a esse e esse vídeo sobre homeschooling. E foi aí que me lembrei de um filme que se encaixa perfeitamente no assunto.

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA

Você já viu o filme Meninas Malvadas (Mean Girls, em inglês, com a Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Tina Fey <3 e Amanda Seyfried)? Se nunca viu, deixa eu te explicar, pra entender o contexto do homeschooling: Cady Heron é uma garota americana que passou toda a infância e parte da adolescência na África e, por isso, estudou em casa por toda a vida. Ao retornar com os pais para os EUA, decide largar o estudo doméstico e entrar em uma escola pública.

Entretanto, com uma nova realidade no ar, Cady se vê envolvida em meio a fofocas e destilando muito veneno entre as meninas populares, prejudicando, dessa maneira, verdadeiras amizades. Gostar do garoto errado e ser reprovada em Matemática estão entre as duras realidades que enfrentou na escola. Seus pais já não sabem mais como reagir à nova Cady e até pensam em tirá-la da escola e voltar a estudar em casa, mas ela dá a volta por cima e aprende a lição.

homeschooling

Esse filme, apesar de ser uma comédia, levanta alguns pontos defendidos pelos pais que aderem ao homeschooling com os quais acho interessante discutir sobre eles nesse artigo.

O que é homeschooling?

Homeschooling, conhecido como Ensino Doméstico em português, é uma prática secular nos Estados Unidos e alguns países da Europa, no qual substitui-se o ensino formal das escolas por estudar em casa, seja da pré-escola ao ensino fundamental, seja até o ensino médio.

Nos séculos XVIII e XIX, o hábito de ensinar em casa no lugar de ir às escolas – ou liceus – se dava através de professores particulares ou tutores, e era comum apenas entre as classes mais abastadas da sociedade.  Contudo, a partir do século XX, a prática se tornou comum também a qualquer classe social, passando essa função de ensinar não somente a pessoas oficialmente habilitadas, mas também aos pais e responsáveis.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE GRÁTIS!

Por que as famílias ainda optam pelo homeschooling, se o acesso às escolas formais hoje é tão fácil?

Se antigamente o homeschooling era comum em função do difícil acesso das crianças e jovens às escolas, atualmente o homeschooling é disseminado entre pais, professores e educadores como uma alternativa à educação formal oferecida nas escolas regulares.

As famílias adeptas ao homeschooling costumam optar por este tipo de ensino quando acreditam que a educação formal das escolas regulares não atende as necessidades educacionais dos filhos, uma vez que as escolas, pelo grande número de alunos em sala de aula, tornam-se deficitárias no ensino individual de qualidade, não respeitando o tempo e capacidade de aprendizado de cada aluno.

Assim, desde pequenos, quando os pais começam a educar os filhos em casa – a ler e escrever, por exemplo – e percebem que eles estão muito à frente em relação à série em que deveriam estar, os pais podem optar em mantê-los em casa, no lugar de matricular na escola e, dessa forma, garantem que o aprendizado do filho continue efetivo e de qualidade. Além disso, quando os filhos apresentam algum quadro de deficiência educacional – seja cognitiva, psíquica ou até física –, alguns pais também optam pelo homeschooling, para dar assistência integral ao filho e ajuda-lo a se desenvolver em seu tempo, sem se preocupar com situações como bullying ou dificuldade de acompanhar o resto dos colegas – o que normalmente costuma acarretar em um desencorajamento da criança e baixa autoestima.

homeschooling

Há outros motivos pelos quais impulsionam os pais a educarem seus filhos em casa, como, por exemplo, quando desejam que eles tenham uma educação moral e religiosa que não existe nas escolas ou quando os pais são de culturas diferentes e gostariam que os filhos fossem educados nos dois idiomas – ou nos dois hábitos culturais. Ademais, quando os pais estão desacreditados nas instituições de ensino regulares, por acharem que estas influenciam de maneira negativa o comportamento dos filhos – pois no ambiente escolar podem estar suscetíveis à delinquência juvenil, uso de drogas lícitas e ilícitas, alvo de bullying, segregação cultural / racial / gênero / identidade sexual – é comum adotar o homeschooling. No caso do filme Mean Girls, a personagem Cady Heron sofreu uma má influência dos colegas “populares” da escola, e ela acabou modificando seu comportamento. Por fim, jovens atletas, modelos, atores, cantores que vivem viajando e ficam impossibilitados frequentar uma escola regular, costumam recorrer a estudos em casa com tutores.

Existe um método para homeschooling?

Não existe uma metodologia própria para o homeschooling, contudo os pais não vão dando aula na louca e seja o que Deus quiser! Há várias vertentes educacionais convencionais – Montessori, Waldorf, Educação Clássica, Trívio, Quadrívio – que os pais seguem, inclusive uma recente e bem interessante: unschooling. A metodologia unschooling, ou desescolarização em português, defende que chegar ao sucesso não precisa ser através de uma escola formal ou ensino convencional, então as crianças e jovens são livres para escolher o que desejam estudar, baseando em suas afinidades e a capacidade de aprendizado natural de cada ser humano.

homeschooling

Independente da metodologia escolhida pelos pais, ela será sempre adaptada ao ambiente em que a criança ou jovem estuda, respeitando suas limitações ou expandindo até onde será capaz. Desse modo, o jovem consegue êxito nos estudos assim como os alunos de uma escola formal.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE GRÁTIS!

Quais são as vantagens e desvantagens do homeschooling?

Segundo os defensores da escola formal, o homeschooling seria ruim para as crianças e jovens, pois acreditam que os estudos em casa são limitados, tendo em vista que alguns pais não estão preparados para ensinar e aprofundar nas matérias, já que não são professores habilitados. Além disso, acreditam que essas crianças e jovens se tornarão antissociais quando adultos, em função da baixa interação social e do pouco convívio com outras pessoas da sua idade. Por fim, não estariam hábeis a lidar com desafios, pois o ambiente familiar não é hostil, e assim não obteriam êxito no ingresso da universidade e mercado de trabalho.

homeschooling

Por outro lado, os defensores do homeschooling alegam que o ensino doméstico é extremamente saudável para os filhos, longe de situações que os coloquem em risco – más influências e bullying –, pois fortalece os laços familiares e aumenta-se o respeito na relação pai-filho. Os homeschoolers afirmam que os estudos em casa não são limitados, ao contrário, por seguir o ritmo do filho, ele poderá sempre estar à frente comparadas às crianças da mesma idade em escolas formais, pois recebem assistência constante e, caso o conhecimento se aprofunde a um ponto que nem o pai dê conta, tutores ou professores particulares são contratados para dar continuidade.

Os homeschoolers ainda defendem que seus filhos possuem alta interação social e que são capazes de dialogar com pessoas de diferentes idades, uma vez que convivem constantemente com outros jovens – visto que nas comunidades, famílias homeschoolers se juntam periodicamente para atividades conjuntas, viagens e estudos de campo – e com adultos também. Por fim, os homeschoolers comprovam que seus filhos são tão hábeis a ingressar em uma universidade quanto os alunos de escolas formais e, para completar, são mais focados, organizados e sabem lidar com situações cotidianas.

O assunto divide muitas opiniões. Lembra-se da história da Cady Heron? Os homeschoolers falariam:

“Tá vendo? Se a Cady tivesse ficado estudando em casa, nada disso teria acontecido.”

domeschooling17

Ao passo que os defensores da escola formal diriam:

“Mas se ela tivesse ficado o tempo todo em casa, nunca aprenderia a lição e diferenciar as pessoas boas das ruins!”

Como os homeschoolers comprovam que estão formados no ensino primário e secundário?

Enquanto alunos, as crianças e jovens realizam tarefas, exercícios e provas em casa com os pais e assim seguem os anos. Eles possuem férias, da mesma forma que os alunos de escolas formais, e no final do ensino médio são obrigados a prestar uma prova de admissão de curso superior, conhecida como SAT. O SAT funciona como o ENEM no Brasil e através dos pontos que se obtém na prova, o aluno estará hábil a pleitear uma vaga na universidade que deseja. Além disso, o SAT – assim como o ENEM – tem valor de comprovação de conclusão de Ensino Médio, logo, não é necessário passar por qualquer escola, apenas alcançar a pontuação mínima necessária para obter o certificado de conclusão de Ensino Médio.

Gostei da ideia… Posso fazer homeschooling com meu filho no Brasil?

O Homeschooling é proibido no Brasil, pois a lei brasileira postula que as crianças são obrigadas a estarem matriculadas em uma escola de ensino regular dos 4 aos 17 anos, caso contrário os pais podem ser processados por crime de abandono intelectual. Contudo, há um caso no Paraná e um em Serra Negra de pais que conseguiram ganhar na justiça o direito à educação domiciliar, por outro lado, uma família de Minas Gerais que tirou seus filhos da escola para serem homeschoolers foram condenados por crime de abandono intelectual.

Já nos EUA a prática é totalmente livre em alguns estados, ou seja, os pais quem decidem que currículo escolar seguir; em outros estados, a prática é regulamentada, no qual o próprio governo estabelece um currículo educacional a ser seguido pelas famílias.

Participe nos Comentários

O homeschooling não é um hábito recente, mas ainda é pouco conhecido no Brasil. E você, o que acha sobre o homeschooling? Você é a favor ou contra? Seria capaz de tirar seus filhos da escola e dedicar boa parte do seu tempo para dar aulas a eles? Deixe seu comentário que estou curiosa para saber sua opinião!

That’s all!

Até a próxima.

Fontes:

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Camila

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.

Mostrar 15 comentários