O artigo THE usado para dar ênfase em inglês

Para começar, o artigo definido the – que significa o, a, os, as – é simplesmente a palavra mais utilizada na língua inglesa. É a que ocorre com mais frequência, tanto em inglês falado quanto escrito.

  • This is the notebook you use. [Este é o caderno que você usa.]
  • Jane is the teacher here now. [A Jane é a professora aqui agora.]
  • The cars are in the garage. [Os carros estão na garagem.]
  • Where are the mothers? [Onde estão as mães?]

Os usos acima mencionados são básicos e não apresentam nada de novo. Eles, no entanto, preparam você para entender o que iremos mostrar agora. Como foi dito no título do post, the pode ser utilizado quando se quer da ênfase, por exemplo, para dizer que alguma coisa ou alguém é o mais importante, o melhor, o mais famoso, etc., em meio aos demais.

Mas, atenção! Em linguagem falada, é necessário dar destaque ao the, e dizê-lo com um tom de voz mais alto ou mais longo, quando ele tem o sentido descrito acima. Além disso, a pronúncia de the deve ser a de quando ele é usado antes de uma palavra que inicia com som de vogal: (the: ðiː). Você irá verificar isso no vídeo que iremos disponibilizar no final do artigo.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Em linguagem escrita, costuma-se sublinhar, usar letras maiúsculas ou itálico com the.

  • I hired Johnson. He’s not just any lawyer, he is the lawyer. [Eu contratei o Johnson. Ele não é qualquer advogado. Ele é o advogado.]
  • Can you see that man over there? He is a Brazilian soccer player. He is the soccer player. [Está vendo aquele homem ali? Ele é um jogador de futebol brasileiro. Ele é o jogador de futebol.]
  • I recommend this book to you. It is the book. Believe me. It’s worth reading. [Eu lhe recomendo este livro. É o livro. Acredite. Vale a pena lê-lo.]
  • Harry’s is the club in this town. [O Clube do Harry é o clube neste cidade.]
  • Miami is THE place for girls who like to live life to the full. [Miami é o lugar para garotas que gostam de viver a vida pra valer.]

Essa ênfase também é comum em português ao utilizarmos os artigos o, a, os, as. Não é difícil encontrar alguém fazendo uso deste recurso aqui no Brasil. Acredito que você já deve ter visto por aí.

Vamos agora conferir o vídeo com um trecho do clássico desenho de longa metragem Kung Fu Panda, onde Po (o urso, personagem principal) diz:

  • I’m not a big fat panda. I’m the big fat panda [“Eu não sou um panda gordo e grande. Eu sou o panda gordo e grande.”]

Repare no som do the – é dessa forma que ele deve ser dito para dar ênfase, como já mencionamos anteriormente:

Enjoy!

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 10 comentários