Plano de Aula de Inglês para Crianças: A Cor Red e Membros da Família

Plano de Aula de Inglês para Crianças: A Cor Red e Membros da Família

Atendendo aos pedidos de muitos professores aqui no EE vou publicar aqui alguns planos de aula que utilizo com meus alunos. Estes planos são específicos para ensino de inglês para crianças. Espero que meus colegas de profissão gostem das sugestões.

Plano de aula

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA

Quantidade de aulas: 4

Objetivo: Conhecer a cor red e os membros da família: mom, dad, sister, brother e baby.
Quem pode aplicar: Professores de séries iniciais que geralmente lecionam apenas 1 hora aula por semana.
Recomendado para: Crianças a partir de 3 e 4 que estão iniciando nas séries iniciais e no ensino da língua inglesa em escolas públicas ou privadas.

Observações:

Para reforçar o conteúdo aplicado em sala e também ter conteúdo no caderno (que os pais e as escolas cobram) torne o envio da tarefa para casa um hábito em todas as turmas.

Sempre utilize em sala palavras estrangeiras que as crianças já conhecem: hamburguer, video-game, windows, bike, i love you e etc

Utilize frases básicas diariamente em toda a aula, sempre ao chegar diga hello e ao ir embora bye-bye, no início você deve traduzir cada frase e explicar o sentido para as crianças, mas com o hábito elas nunca mais esquecem: hello, hi, how are you, what’s your name, I’m fine thanks, please, wonderful, great, very good, silence, sit down e etc.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA

Aula 01

Como introduzir a cor vermelha (red) para as crianças de 3 e 4 anos material necessário:

  • corações cortados em cartolina vermelha (com carinha desenhada);
  • corações cortados em papel sulfite branco;
  • coraçõezinhos pequenos cortados em cartolina vermelha;
  • tirinhas retangulares cortadas em papel sulfite rosa ou azul;
  • cola, tesoura, canetinha;
  • exercício extra pra casa (colar no caderno);

Desenvolvimento

Leve para a sala um coração cortado em cartolina (ou papel cartão) vermelho sem nada escrito, explore com a turma o que é aquilo e depois se alguém sabe onde fica nosso coração. Explore que no nosso coração mora todo mundo que a gente ama, pergunte “quem a gente ama?” Os alunos tendem a dizer a “mamãe” e o “papai”, mas a professora pode adicionar também os amiguinhos, a tia, o animal de estimação…

Coloque a mão sobre o peito e mostre as crianças onde fica nosso coração e diga que ali mora também nossa mamãe e nosso papai, e todas as pessoas que a gente ama.

Pergunte “alguém sabe de que cor é nosso coração?” eles normalmente respondem vermelho, confirme e façam com que todos repitam, após fale que agora você vai ensinar como é que se fala vermelho em inglês e fale “red”, vamos repetir? “red”, gaste algum tempo revendo as perguntas desde o começo “então aonde fica mesmo nosso coração?” , “e quem mora no nosso coração?”, “que cor é o nosso coração?” , “e em inglês como a gente diz vermelho?”

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Explique que agora dará para cada criança um coração cortado em folha branca e que lá dentro eles devem desenhar a pessoa que eles mais amam no mundo inteiro, leve para a sala somente giz de cera vermelha e explique que com aquele desenho cada um vai criar seu próprio boneco de coração para dar pra pessoa que ele ou ela mais ama, então mostre para as crianças o boneco, deixe que as crianças peguem e admirem o seu boneco e então convide cada uma para fazer o seu próprio.

Ao passo que as crianças vão terminando de desenhar em seus corações uma a uma vem ate a mesa do professor e juntos eles montam o boneco de coração. A professora deve colar o coração no qual a criança desenhou a pessoa que mais ama atrás do coração cortado em papel cartão vermelho (que já está com a carinha desenhada), então com a ajuda da criança deve colar os bracinhos e perninhas e finalizar o boneco.

Terminando cada criança deve ser estimulada a brincar com outra criança e com seus bonecos e juntas criarem um dialogo livre.

Antes de terminar a aula pergunte “quem gostou da atividade que fizemos hoje?” e também “quem vai contar pra mamãe o que nos fizemos hoje?” assim a professora estimula o aluno a lembrar e a contar para a mamãe sobre a aula o que vai ajudar na memória e também deixar os pais muito contentes.

Aula 02

Relembrando a cor vermelha (red) para as crianças de 3 e 4 anos material necessário:

  • jarra de suco transparente;
  • 2 sucos de sabores diferentes, mas vermelhos (ex: morango e frutas vermelhas);
  • colher longa pra suco;
  • açúcar;
  • copos descartáveis;
  • água filtrada;
  • tarefa extra para casa (colar no caderno).

Desenvolvimento

Comece a aula relembrando o que fizeram na aula passada e repasse todas as perguntas, pergunte se a mamãe gostou do coração, e elogie a todos dando importância aos relatos.

Informe para as crianças que hoje irão fazer uma atividade diferente e que você trouxe uma coisa muito especial e que todo mundo vai poder ajudá-la nesta tarefa.

Mostre para a turma a jarra, pergunte o que é, se eles tem em casa, para que eles usam. Deixe que as crianças toquem na jarra, passe de carteira em carteira para que elas peguem, parece coisa boba, mas se você tentar vai ver como isso é uma coisa legal para elas.

Diga que hoje vocês vão fazer uma coisa bem gostosa e que para isso primeiro precisam de água filtrada, com a ajuda das crianças encha a jarra com água do filtro, se na sala não tiver filtro você pode levar a jarra já com água para a sala.

A cada etapa do processo você pode solicitar uma criança diferente para ser seu ajudante, mostre a eles e deixem que eles toquem e sintam o cheiro do suco (do pacotinho fechado), pergunte de que eles acham que é aquele suco e que cor é (pela foto da fruta os alunos identificam e geralmente falam a fruta e a cor), então você começa a explorar o “red” novamente, sempre repetindo com eles, para fixação.

Antes de abrir o pacote fale “será que este suco é mesmo red?” “vamos ver” abra o pacote e coloque o pó na água, geralmente a forma como o pó se mistura na água deixa as crianças fascinadas.

Para misturar o pó do suco à água e também após colocar açúcar permita que cada criança colabore deixando uma de cada vez mexer o suco. Quando todos tiverem colaborado solicite a duas crianças que distribuam os copos diga “será que esse suco que nós fizemos está gostoso?” Prove e então diga “hummm, nossa que delicia” e vá ouvindo a opinião das crianças, explore o doce, o azedo, sem doce, o gosto, tudo que der e então fale para as crianças “quando a gente chegar em casa vamos contar pra mamãe que fizemos um suco bem gostoso!”

A professora pode fazer um sabor ou dois, eu sugiro que logo após as crianças provarem um faça outro para explorar bem.

Revise antes de a aula terminar o conteúdo: “o que a gente bebeu?”, “de que cor era?” “quem fez o suco?” (sempre estimule as crianças a dizer nos todos), “quais são as duas coisas que nos já aprendemos que é da cor red?” eles devem responder coração e suco de morango!!!

Aula 03

Relembrando a cor vermelha (red) para as crianças de 3 e 4 anos e introduzindo mom, dad, sister, brother e baby

Material necessário:

  • filme “os incríveis”
  • exercício para fixação com desenho dos personagens
  • atividade extra para casa (colar no caderno)

Desenvolvimento

Aqui você já sabe, revise as aulas passadas para relembrar a cor red!
Explique que hoje vocês vão assistir a um filme muito legal e que nesse filme as pessoas legais usam red, mostre a capa, explore perguntando quem já assistiu e deixando que as crianças toquem na capa.

Como é um filme longo, você pode escolher previamente quais as cenas que quer pular deixando só as partes emocionantes que geralmente são as que chamam a atenção das crianças.

Durante o filme as crianças conseguem perceber que o uniforme dos incríveis não é vermelho e então você fala que eles mudam a cor, e quando isso acontecer você chama a atenção deles novamente para isso, explore as principais ações de cada personagem, geralmente as crianças imitam as reações do outro, então quando uma cena for importante você pode rir muito ou ter uma reação forte de medo ou surpresa, com certeza as crianças também terão e prestarão mais atenção aquelas cenas.

Após o filme (sugiro uma meia hora, passando o inicio e o fim e selecionando partes do meio do filme) mostre aos alunos a uma cartolina ou mesmo a folha de atividades e apresente os membros da família sempre destacando uma habilidade, por exemplo: “Este é o brother (apresentando o personagem flecha), repitam, isso mesmo brother, o que ele faz mesmo? Isso ele é bem rápido não é? E é forte também, vocês tem algum brother? É mais velho? Mais novo? Qual o nome dele?…” Não esqueça de ir falando sempre da cor red.

Sugiro que escolham dois personagens para focar bem, pode ser o baby e o brother, ou o baby e a mom, ou a mom e o dad, ou o brother e a sister. O importante é falar todos e focar dois, para que eles possam aprender bem. Então entregue a atividade e dê giz de cera vermelho para que eles possam colorir a atividade. Elogie a cada momento para estimular as crianças.

Uma atividade alternativa é utilizar desenho livre e material como tinta, massa de modelar e outros materiais para estimular a coordenação motora, a criatividade e a memória.

Aula 04

Relembrando mom, dad, sister, brother e baby

Material necessário:

  • jogo da memória com os membros da família
  • exercício para fixação
  • atividade extra para casa (colar no caderno)

Desenvolvimento

Revise as aulas passadas com perguntas.

Convide a turma para formar um circulo e depois cada um sentar-se no chão, diga que hoje você trouxe um jogo muito legal, chama jogo da memória e que cada criança que for acertando ganha um pirulito (em forma de coração vermelho) ou você também pode dar um balão (vermelho), acredite, eles vão amar!

Mostre os prêmios e pergunte a cor.

Mostre o jogo, coloque o jogo da memória com a face virada para baixo e explique como jogar, diga que cada criança terá sua vez de jogar e que deve esperar todos jogarem para jogar novamente, estimule as crianças a dizerem “ohhhhh noooo” quando alguém errar e dizer “yes” ou “wow” ou mesmo “very good” quando alguém acertar.
Este jogo é muito legal e pode ser jogado várias vezes, pois geralmente as crianças não enjoam fácil e gostam bastante!

Sempre que uma criança virar uma carta do jogo fale o nome do membro alto e peça que as crianças repitam e sós apos falar o nome das duas cartas pergunte se a criança acertou ou errou. Coloque também figuras de outras coisas no jogo, eu sugiro que sejam coisas do dia a dia e conteúdo para as próximas aulas como toys, color e numbers.

A professora também pode confeccionar um jogo só com os membros da família e dar de presente para cada criança para que elas brinquem em casa com seus pais.

Sugestões e críticas são muito bem-vindas nos comentários.

Sobre a autora: Patrícia Sales é professora de inglês da rede privada de ensino desde janeiro de 2010 atualmente com 10 turmas nas séries iniciais e cursando o nível intermediário de inglês, de alemão e iniciando o aprendizado do japonês.

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