Melhore a pronúncia do seu inglês com a ajuda dos Podcasts

Um podcast é um arquivo de áudio que pode ser baixado da Internet, como se fosse um programa de rádio sintonizado na hora e no lugar desejados. Para ouvir um podcast é necessário ter um dispositivo capaz de tocar mp3, que pode ser o seu computador, um mp3 player, um iPod e assim por diante (and so forth).

Que os podcasts são excelentes ferramentas para aprender Inglês e melhorar a pronúncia, todo mundo já sabe, mas como aproveitar de forma mais efetiva esse recurso? Como maximizar o aprendizado e não desperdiçar o seu tempo?

Desde os primeiros posts do English Experts eu digo, para quem está iniciando, que ouvir é muito importante. Primeiro a gente tem que se acostumar com o ritmo e entonação do Inglês. Mas depois de passada essa fase de aclimatização é importante respeitar o seu nível. De nada adianta ouvir um áudio com vocabulário avançado se você está no básico. Isso acontece porque o nosso cérebro só grava as informações que de alguma forma tem relação com o que ele já sabe, com sua experiência de vida.

Se você ouve um podcast e entende apenas 50% do que está sendo dito, quer dizer que está desperdiçado metade do seu tempo. E no mundo de hoje tempo é dinheiro! Portanto escolha aquele que mais se aproxime do seu nível de proficiência. Veja abaixo algumas indicações.

Nível Básico

The Flatmates – Para quem está começando eu recomendo o The Flatmates. São histórias publicadas semanalmente que conta a história de um grupo de amigos (Tim, Alice, Michael, Helen e um gatinho) que moram em num apartamento na cidade de Londres. As falas são claras e as ilustrações bem divertidas. Na página podemos visualizar o script com as falas. Não é bem um podcast, mas vale a pena conferir!

Nível Intermediário

ESL Podcast – Mantido pela Dra. Lusy Tse e pelo Dr. Jeff McQuillan, ambos com Ph.D em linguística aplicada e educação pela universidade do Sul da Califórnia. É na minha opinião é um dos melhores podcasts de Inglês da Internet, não é à toda que eu baixei todos os arquivos disponíveis no site. O locutor fala de forma pausada o que permite que você repita com ele as frases. O áudio é disponibilizado gratuitamente, mas o Learning Guide é pago.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Nível Avançado

The Word Nerds – Semanalmente os amigos Dave Shepherd, Howard Shepherd e Howard Chang se reúnem para falar sobre Inglês. Eles conversam na velocidade normal e com vocabulário mais arrojado do que os outros dois podcasts apresentados acima. Segundo eles, é um podcast sobre o vocabulário utilizado no dia-a-dia. Por que usamos determinadas palavras não importa, usamos porque é assim e pronto.

É isso aí pessoal, agora é só baixar os arquivos e som na caixa.

Você quer recomendar algum podcast? Envie nos comentários.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

63 comentários

  • 17/04/17  
    Tammyris Carvalho diz: 1

    Alessando eu tenho uns 15 audios que baixei há alguns anos atrás no ESLPOD, porém quando fui olhar hoje no site já não estão mais disponíveis. Não sei se não soube procurar, pois eles mudaram o layout do site. Vc sabe informar?

    • 18/04/17  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Tammyris,

      Não se te informar. Tente entrar em contato com o suporte do ESLPod.

      Good luck!

  • 19/04/17  
    Luizalencar1 diz: 2

    Agora passou para um versão paga, não tem mais os podcast gratuito. É uma pena pois gostava tanto de ouvir, pois alem de aprender o inglês era bem informativo. Por causa dele agora sempre que eu gosto do podcast de um site, sempre baixo o máximo possível.

1 2