Melhore a pronúncia do seu inglês com a ajuda dos Podcasts

Um podcast é um arquivo de áudio que pode ser baixado da Internet, como se fosse um programa de rádio sintonizado na hora e no lugar desejados. Para ouvir um podcast é necessário ter um dispositivo capaz de tocar mp3, que pode ser o seu computador, um mp3 player, um iPod e assim por diante (and so forth).

Que os podcasts são excelentes ferramentas para aprender Inglês e melhorar a pronúncia, todo mundo já sabe, mas como aproveitar de forma mais efetiva esse recurso? Como maximizar o aprendizado e não desperdiçar o seu tempo?

Desde os primeiros posts do English Experts eu digo, para quem está iniciando, que ouvir é muito importante. Primeiro a gente tem que se acostumar com o ritmo e entonação do Inglês. Mas depois de passada essa fase de aclimatização é importante respeitar o seu nível. De nada adianta ouvir um áudio com vocabulário avançado se você está no básico. Isso acontece porque o nosso cérebro só grava as informações que de alguma forma tem relação com o que ele já sabe, com sua experiência de vida.

Se você ouve um podcast e entende apenas 50% do que está sendo dito, quer dizer que está desperdiçado metade do seu tempo. E no mundo de hoje tempo é dinheiro! Portanto escolha aquele que mais se aproxime do seu nível de proficiência. Veja abaixo algumas indicações.

Nível Básico

The Flatmates – Para quem está começando eu recomendo o The Flatmates. São histórias publicadas semanalmente que conta a história de um grupo de amigos (Tim, Alice, Michael, Helen e um gatinho) que moram em num apartamento na cidade de Londres. As falas são claras e as ilustrações bem divertidas. Na página podemos visualizar o script com as falas. Não é bem um podcast, mas vale a pena conferir!

Nível Intermediário

ESL Podcast – Mantido pela Dra. Lusy Tse e pelo Dr. Jeff McQuillan, ambos com Ph.D em linguística aplicada e educação pela universidade do Sul da Califórnia. É na minha opinião é um dos melhores podcasts de Inglês da Internet, não é à toda que eu baixei todos os arquivos disponíveis no site. O locutor fala de forma pausada o que permite que você repita com ele as frases. O áudio é disponibilizado gratuitamente, mas o Learning Guide é pago.

Nível Avançado

The Word Nerds – Semanalmente os amigos Dave Shepherd, Howard Shepherd e Howard Chang se reúnem para falar sobre Inglês. Eles conversam na velocidade normal e com vocabulário mais arrojado do que os outros dois podcasts apresentados acima. Segundo eles, é um podcast sobre o vocabulário utilizado no dia-a-dia. Por que usamos determinadas palavras não importa, usamos porque é assim e pronto.

É isso aí pessoal, agora é só baixar os arquivos e som na caixa.

Você quer recomendar algum podcast? Envie nos comentários.

Quer ganhar um presente para estudar inglês neste natal? A English Live está dando um tablet de prêmio para quem decidir iniciar o curso em dezembro. É uma ótima oportunidade de acelerar o inglês em 2018 com aulas de professores nativos e ainda com um tablet novinho em folha. Vale a pena conferir: QUERO PARTICIPAR.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 64 comentários