Utilizando os Símbolos Fonéticos para melhorar a pronúncia

Gianc comentaEu amo inglês e um de meus hobbies é estudar fonética. Eu gosto muito de estudar os fonemas e a fonologia inglesa. Eu sei que o melhor método para se aprender a pronúncia é a repetição. Mas o fato de estudar fonética autodidaticamente é um hobby mesmo; então, já aproveitando esse lazer, eu gostaria de saber como eu poderia praticar os sons aprendidos e trazê-los a vida real. Um jeito que eu encontrei é passar algumas palavras que contém o som estudado para o caderno e lê-las repetidamente. Contudo, eu queria conhecer outros métodos, mais eficientes e práticos. Alguém teria alguma dica que pudesse me ajudar?

Também, a minha maior dificuldade é em estabelecer um tempo preciso para a aprendizagem de cada som. Por exemplo: Eu estudo o som schwa e já quero aprender outro som, e logo depois outro, e assim por diante… Eu quero encontrar uma maneira que me ajude a manter o foco. Como eu poderia separar um tempo preciso para aprender cada som? Como eu poderia ter a conclusão de que eu realmente o aprendi e que eu poderei partir para outra?

Oi, Gianc! Eu também gosto muito de aprender o som das palavras através dos símbolos fonéticos, não é à toa que aqui no EE tem vários artigos sobre o tema. Sobre os outros métodos, há algum tempo eu publiquei três artigos sobre o meu Kit de Estudos. No terceiro eu explico como utilizar a transcrição de podcasts para aprender novo vocabulário e fixar a pronúncia das palavras, acredito que poderá ser útil para você melhorar ainda mais o seu método de estudo.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Sobre o tempo dedicado a cada som, acho que não é possível prever, normalmente não temos problemas com a pronúncia da maioria das consoantes. Recomendo que você dedique um tempo maior para sons que não existem ou não são comuns na língua portuguesa como o som do schwa (ə). Passe para outro som quando você se sentir confiante que aprendeu aquele que estava estudando. Não fique muito tempo estudando o mesmo assunto, o importante é revisar sempre.

Para finalizar tenho uma boa notícia. Vamos disponibilizar em breve um curso grátis de pronúncia do Inglês Americano. Assim que o cadastro for liberado vou informar aqui no blog.

Você utiliza os símbolos fonéticos para aprender ou melhorar a pronúncia? Aguardo comentários.

See you guys!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 20 comentários