Abreviação de Christmas: Xmas

Hi! Gente, estava olhando meu dicionário e achei esta palavra:

Xmas = abreviação de christmas, natal. Não sei a pronúncia, mas acho que é esta: cris.mâs.

Exemplo: Merry Xmas!

Só queria saber se esta palavra é certa mesmo, porque estou com esta dúvida.
Editado pela última vez por Alessandro em 18 Dez 2017, 18:08.
Razão: Formatação

Anúncio Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.

Começar agora!
5 respostas
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Sim, a palavra é correta.

No link a seguir você pode ouvir a pronúncia de "Xmas".

Pronúncia de "Xmas"
Thomas 7 60 288
Remember that "Xmas" is not accepted by 100% of the people. Some people find it offensive as it removes the name of Christ from Christmas.
Dourado 2 24
Thomas escreveu:Remember that "Xmas" is not accepted by 100% of the people. Some people find it offensive as it removes the name of Christ from Christmas.
Yes, even though the X comes from the Greek name of Christ, Χριστός.

From Wikipedia:
"Xmas" is not a secular plan to "take the Christ out of Christmas." "The usual suggestion is that 'Xmas' is ... an attempt by the ungodly to x-out Jesus and banish religion from the holiday." However, X stands for the Greek letter Chi, the starting letter of Χριστός, or "Christ" in Greek. The use of the word "Xmas" can be traced to the year 1021 when "monks in Great Britain...used the X while transcribing classical manuscripts into Old English" in place of "Christ". The Oxford English Dictionary's "first recorded use of 'Xmas' for 'Christmas' dates back to 1551."Paul Brians adds that, "so few people know this that it is probably better not to use this popular abbreviation in religious contexts."
Adriano Japan 2 20
Japão, China, além da grande maioria dos países asiáticos que têm cristãos como minoria, eles preferem te desejar Merry Xmas, pois trata-se mais de uma data comemorativa de compras, sem alusão nenhuma ao nascimento de Jesus.

Merry Christmas mesmo só os americanos e europeus que residem no país, além dos japoneses dando uma de "ocidentais".

A good reading on the issue here.
Obrigado pelas respostas, estive fora for 4 dias e não pude ler, muito obrigado!

Eu já havia lido sobre o fato de Xmas ser informal.
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!